segunda-feira, 14 de outubro de 2024

A MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (13)

 


Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá...” (Isaías 55:3)

COMO A ALMA CHEGA PARA BEBER E COMER: “Inclinai os vossos ouvidos…”.

Após vermos Cristo é o “leite” e o “vinho”, revelando seu ministério de justificação pelo sangue, e como efeito tem a paz aos pecadores, chegamos agora à parte prática do texto. Como já disse anteriormente, a bíblica é um livro prático e a mensagem chega aos homens de forma clara. Obviamente lidamos com doutrinas profundas, especialmente achadas no cenário gracioso do Novo Testamento, mas o que importa é que chega aos homens de uma forma bem inteligível.

A pergunta é: como o pecador chega a tomar o “vinho” e o “leite”? Já que temos o mistério revelado e podemos ver o Cordeiro de Deus nessa linguagem figurativa, então é óbvio que o evangelho bíblico chama os pecadores famintos e sedentos para correr para Cristo. Essa é a mensagem cristalina de toda Escritura. Porém, é importante que saibamos que a bíblia não está tratando das necessidades do corpo, mas sim da alma: “...ouvi e a vossa alma viverá”.

Também posso adicionar aqui o fato que Cristo reiterou bem que veio buscar as almas para salvá-las. Veja como o evangelho usa uma linguagem conhecida para explicar algo desconhecido aos homens. Isso vem fortalecer o fato que o evangelho bíblico difere diametralmente do evangelho humanista e socialista tão buscado e anunciado em nossos dias. O mundo sempre está voltado aos interesses físicos dos homens, mas a bíblia há de tocar naquilo que é invisível – a alma.

Sendo assim, o texto de Isaías nos mostra a ação da alma. Obviamente a alma manifestará suas ações pelo corpo. Antes da sua conversão, o ladrão na cruz estava unido ao seu colega, buscando uma salvação que visava seus interesses egoístas e temporários. Eles queriam um salvador do mesmo modo como o mundo busca. Mas quando Deus abriu o entendimento e a visão daquele ladrão, seus lábios foram movidos a invocar o socorro do Senhor por interesses eternos: “...lembra-te de mim quando entrares no teu reino”.

Tendo isso em mente, voltemos ao verso 3 de Isaías 55, porque o sentido de alimentar a alma é vista na frase: “Inclinai os vossos ouvidos…”. Fantástica linguagem do Espírito Santo! Ao invés de oferecer algo ao paladar, Deus diz aos pecadores para que eles inclinem seus ouvidos para ouvir. Que sentido traz isso? Faz bom senso? Claro! Pois está em pleno acordo com toda verdade bíblica. Ao lidar com os homens Deus lida com a audição e não com a visão. Os profetas sempre enfatizaram isso: “Ó Israel, ouvi a palavra de Deus”; “...se me deres ouvidos”. Deus sempre lidou com os homens falando com eles através da palavra escrita, ou por seus emissários. É assim hoje? Claro! A audição é a porta de acesso da mensagem do evangelho para atingir o coração do homem: “Quem tem para ouvir, ouça”. Por isso o assunto é imensa importância, porque chegou o momento quando veremos que as almas que querem a Cristo terão seus ouvidos abertos para ouvir sua voz, a fim de que possam se apropriar da infinita riqueza achada no Filho de Deus.

Nenhum comentário: