quinta-feira, 6 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (2)

 

“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

INTRODUÇÃO:  

       Nesta página permanecerei na introdução, pois preciso enfatizar bem a importância desse Salmo em nossas vidas nestes momentos tão difíceis pelos quais o povo salvo passa. Até agora o povo de Deus vive de emoções, do momento e não da realidade dos ensinos da Palavra. Se desviarmos nossa atenção do livro santo, certamente afundaremos nesse oceano de mentiras que tanto prevalecem e toma o coração de todos. Antes de entrar nos assuntos que envolve o texto exposto acima tenho 5 verdades que precisamos ressaltar nesse Salmo:

Na primeira lição vemos que o salmista começou a desviar-se, mesmo sabendo da verdade (1-3). Veja bem que naqueles dias em Israel, o que vemos no mundo hoje acontecia também. A beleza, a riqueza, as atitudes arrogantes dos homens que confiam nas riquezas, etc. tudo isso era visto e o Salmista percebeu. Ora, ele como crente, confiando em seu Deus, estava passando dificuldades, enfrentando provações, trabalhando duro para cuidar da família, e passa a ver um mundano se arrogando de suas riquezas e do fato que não precisava de Deus. Ora, a fé de um crente pode ser desmanchada de repente e foi isso que estava ocorrendo na vida do crente Asafe.

Em segundo lugar ele começou a olhar os ímpios do ponto de vista carnal e não espiritual. Asafe tirou os olhos da Palavra, como quando tiramos o olhar do caminho e   então nos perdemos. Não é fato que isso tem ocorrido com muitos em nossos dias? O que é propagado pelo mundo hoje? A ciência e tecnologia mostram como o mundo é deslumbrante e como desperta tremendos desejos por ter o que a maior parte tem. O mundo oferece meios de  uma vida de maior comodidade e isso faz com que tiremos os olhos das verdades eternas, fazendo com que percamos a visão soberana de um Deus que nos conduz sabiamente para o céu.

Vemos um mundo hoje focado nos direitos e até mesmo a religião moderna opera segundo as expectativas de uma vida próspera aqui. Incrível, mas satanás arrumou tão bem o caminho largo e construiu uma bela paisagem religiosa ao longo desse caminho, dizendo que todos devem exigir que Deus lhes dê conforto, prosperidade, saúde, bens e certeza que após a morte todos chegarão no céu. A soberba do homem cresceu tanto que hoje desafiam o céu e dizem blasfêmia quanto ao nome do Senhor.

Em terceiro lugar vemos que Asafe como a duvidar da sua fé (verso 13), e quando isso ocorre é porque deu-se início a por dúvidas nas promessas de Deus. A incredulidade agiganta a glória humana e diminui a glória de Deus. Assim, as maravilhas eternas são ocupadas pelas grandezas e riquezas deste mundo, porque o mundo vive assim, impressionado com aqueles que chegaram ao tope da riqueza. Realmente temos que cuidar com as aparências deste mundo, a fim de não sermos pegos em suas armadilhas.

       Em quarto lugar, vemos que Asafe chegou ao ponto de agir somente pelas emoções e tornar-se um revoltado. De repente a revolta chegou ao coração e essa atitude era contra Deus. É como se Asafe dissesse a Deus: “Por que aquele ímpio tem de tudo e vive no luxo, enquanto estou aqui ralando para ganhar o pão de cada dia?”. Não é isso o que acontece conosco quando começamos a olhar o mundo fora da visão bíblica?

       Em quinto e último lugar, vemos que a força da graça levou Asafe a entrar no lugar certo e compreender as coisas como Deus ensina aos crentes. Nós só entenderemos este mundo se voltarmos nossos corações ao lugar certo – à Palavra. E foi a partir daí que seu testemunho de fé entrou em ação e serve para nossas vidas nestes dias maus. 

Nenhum comentário: