sexta-feira, 21 de abril de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (10)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho...”

       É impressionante o que ocorre em nossas vidas quando conhecemos nosso Deus através da Sua palavra, especialmente em Seus atos de amor em favor do Seu povo. O que Ele fez com Asafe é o que Ele faz com cada um dos Seus fieis, claro usando circunstâncias diferentes. Pudemos ver na página anterior o que Ele faz conosco nesta vida, ocupando em nos transmitir sabedoria e ensinando o que significa ter liberdade em nosso modo de andar. O amor de Deus é mostrado no texto, na experiência de Asafe, quando este diz: “...tu me seguras pela minha mão direita...”. Isso mostra o amor paternal de Deus em cuidar e proteger Seus filhos dos perigos tão envolventes que o mundo traz.

       O que Ele faz mais? Não é a meta do Pai celestial nos prender, mas sim nos ensinar a arte da verdadeira liberdade e na mensagem anterior pude mostra que Ele quer nos livrar das obras carnais, por isso Ele nos guia com Seus conselhos. Ele nos ensina por meio da Sua Palavra. A bíblia está cheia dos conselhos de Deus. Ele mostra isso por meio de ilustrações que ocorreram na vida de grandes homens, como Abraão, Jacó, José, Davi, Moisés, Jó, etc. Tomamos a bíblia não para engordar nosso cérebro, mas para conhecer o quanto Deus nos mostra que somos absolutamente nada. Tudo o que aprendemos com nossa queda em Adão foi que fomos perfeitamente instruídos na arte de agir errado e trilhar por caminhos tortuosos.

       Quantas lições podemos tirar da frase: “Tu me guias pelo teu conselho...”! Achamos que podemos funcionar sozinhos, que somos capazes e o mundo é especialista em passar seus ímpios conselhos, especialmente nestes dias quando impera tanto o secularismo. Eu mesmo posso dizer de quantas vezes recebi instruções e conselhos de tantos queridos irmãos usados por Deus. Paulo, em 2 Coríntios fala dos sofrimentos pelos quais ele passou e que Deus estava usando aquilo em sua vida para trazer conforto aos irmãos. Podemos olvidar isso? Se o fizermos será para nosso prejuízo. Nós precisamos desse Deus que tanto nos ama, a ponto de nos mostrar o caminho por onde devemos andar, a fim de não tropeçarmos. Queridos irmãos, o trabalho da graça vem me dizer que se eu estou disposto a ser uma besta em minhas decisões e que o mundo que é bem mais forte que eu, está pronto a me derrubar. O mundo faz brotar em nossa natureza carnal todo tipo de inveja, amor às riquezas, conforto carnal, etc. e dessas atividades carnais nascem outros males que vêm nos massacrar.

       Enfim, podemos ver o quanto o Senhor, por meio do Seu Santo Espírito e das Sagradas Letras quer nos guiar e mostrar que o caminho nosso é diferente, porque enquanto o caminho do mundo encerra com a morte, o caminho dos justos avança após a morte: “... e depois me recebes na glória”. Veja que Ele abre nossa visão para que vejamos além do véu. Enquanto o mundo nos puxa para vermos esse horizonte que se finda com sua ilusão e vaidade, nosso Senhor mostra que a glória há de vir. O que Ele dizendo é que Ele não tem meramente o melhor ou o ótimo, apesar que tudo o que recebemos Dele aqui nesta vida é excelência. Tudo o que vem das soberanas e perfeitas mãos é bendito e cheio de fruto de justiça. Mas Ele quer que vejamos além desta vida que se encerra com o grito da morte. Não! Ele está nos mostrando que a noite aqui se findará; que todo choro e angústia vão passar e que virá o Dia Eterno, cheio de radiante e infindável glória!

 

Nenhum comentário: