terça-feira, 7 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (1)

                                     

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

INTRODUÇÃO:      

        Que capítulo incrível é esse que temos perante nossos olhos em Isaías 55! Ora, todo esse livro nos impressiona com sua mensagem poderosa do evangelho; toda extensão dos 66 capítulos trata da maravilhosa redenção por meio do Redentor, da paz resultante da justiça vinda dessa tão grande salvação e felicidade que brota nos corações que foram e serão achados pela tão maravilhosa salvação! E quando chegamos a este capítulo, basta que tomemos um só verso, no caso agora o verso 2 para ouvirmos o grande Deus chamando a todos para esse grande banquete. Que linguagem impressionante e conhecida a todos os pecadores! Que mensagem singular, onde Deus não distingue nações, não fazendo diferença entre judeus e gentios, porque é para todos: “Ah! Todos vós!...” (verso 1).

        Quero convidar os meus leitores ao exame desse verso sob a iluminação de todo esse maravilhoso capítulo 55. Enquanto o verso 1 é o Salvador convidando os famintos e pobres para a tão grande salvação, o verso 2 nos chama a atenção porque Deus traz uma tremenda advertência aos que são considerados ricos. Ao encarar este verso somos tentados a pensar na lógica nossa. Mas não podemos nos afastar das Escrituras como um todo. Um só gole da água do mar representará o mar inteiro, assim um só verso trará consigo o que diz toda bíblia. Ora, estamos lidando com toda Escritura e ao mexer com um só verso estaremos tocando em toda dimensão da bíblia. Se furarmos a parede de um palácio, estaremos tocando em toda estrutura do palácio. É assim quando lidamos com qualquer verso bíblico.

        Importa que entendamos a bíblia sem tirar o texto do seu contexto. No capítulo 53 vemos o Salvador sendo sacrificado na cruz, a fim de trazer plena e perfeita justificação aos que Nele creem. Assim o capítulo 55 é um desdobramento dessa mensagem onde Deus antecipa a mensagem que seria pregada a partir do Pentecoste. A aliança de Deus com Abraão rompe as barreiras e inunda o mundo com a maravilhosa chamada de Deus aos pecadores no mundo inteiro. Foi essa mensagem que chegou até nós. E mesmo na história do Antigo Testamento, eis que Deus sempre mostrou ser solícito a todos os que O buscam de coração. Em forma de circunstâncias Deus sempre enviou Seus mensageiros aos gentios. Foi assim com Noemi no meio dos Moabitas, atraindo Rute. Foi assim com os espias em Jericó, a fim de comunicar com Raabe. Deus está mostrando Sua compaixão a todos os homens em todos os lugares. Afinal, Cristo veio salvar perdidos e onde eles estão? No mundo inteiro.

        Meu desejo é que está singela mensagem venha ser motivo de edificação aos santos e conversão dos perdidos. Vivemos dias quando quase não vemos mais pessoas com fome e sede da verdade. O mundo está tão lindo e tão paradisíaco, que as multidões estão fartas de tanta fartura e refrigerantes. Todos se assentam para comer e beber, mas levantam para buscar divertimentos. E santos desejos eternos? O que aconteceu? Por que não vemos pessoas clamando pelo pão e agua que saciam a alma? Não é hora de clamarmos para que as misericórdias de Deus venham encher nossa sociedade? Que o Senhor mostre ao mundo o quanto a comida do mundo é venenosa e que o pão e a agua da vida é preciosa aqui no mundo e para toda eternidade?

        É impossível? Claro que não! De repente Deus manifesta Seu poder. Ele tem pão e agua para almas famintas e sedentas, enquanto o mundo só lida com as necessidades físicas dos homens. Caminhemos juntos nessa maravilhosa jornada  nesse tão maravilhoso verso e gloriosa mensagem aos homens.

 

 

Nenhum comentário: