“Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)
DESCOBERTO O PAI DA MENTIRA: “...quando ele profere mentira...”
Estamos vendo como a palavra de Deus é o único poder capaz de descobrir quem é satanás com seus truques e armadilhas. De cara vemos que ele é mentiroso e que não há possibilidade de estruturar-se na verdade. Seu território aqui é de mentira. O mundo nunca será diferente. Não haverá melhoras. Quando satanás usa a verdade é porque ele, lá adiante tem em vista arrancar a verdade. Notemos como o pai da mentira trabalha na ilusão de destruir a verdade, custe o que custar. Só que satanás está lutando em vão, porque não é possível destruir a verdade, ela se mantém de pé e é indestrutível. A verdade é eterna e resiste ao tempo e aos ferozes ataques da mentira em todos os aspectos.
Acontece que Cristo trouxe a verdadeira luz ao mundo pelo evangelho. Notemos o quanto as palavras de Cristo dirigidas aos judeus feriam seus corações e descobriam suas farsas. A mentira sempre aparece na face dos homens com uma aparente luz da verdade; sempre surge com um brilhante sorriso de recepção e aparentemente querendo saber mais. Os homens na aparência parece que têm um “bem-vindo” à verdade, mas isso é apenas aparência, porque assim que a verdade começa a invadir suas almas, então o sorriso inicial desaparece e a disposição assassina realça na face. Foi assim com os judeus é assim com todos homens. Cristo é o objeto do ódio terrível deste mundo, porque Ele veio para tirar o pecado; veio para atacar o mal em sua fonte e isso em nada agrada o mundo que jaz no maligno, assim como não agradou aqueles judeus. Qual é o trabalho atuante da graça neste mundo? Os pecadores são tirados das trevas para a luz, mediante a força da graça salvadora. Há no mundo algum exército que possa desafiar o poder da graça? Porventura, têm armas que possam ser desferidas contra o poderoso e eficaz evangelho? Claro que não! E isso constitui um terror para satanás e seu mundo maligno.
O que o pai da mentira faz? Em seus planos de implantar a mentira precisa erradicar a verdade, e isso ele faz aos poucos. Quando a luz vem em sua força e glória, satanás reage com intensa fúria. Quando Herodes soube do nascimento do Rei dos judeus, imediatamente entrou em ação para descobrir onde estava, a fim de assassiná-lo. Satanás suporta por um tempo a verdade, mas logo ele dará início aos seus projetos. Os líderes religiosos de Jerusalém suportaram Saulo convertido por algum tempo, mas não demorou para que a perseguição desse início. Para que a verdade eterna perpetue por bom tempo neste mundo é preciso que o Senhor segure satanás. Nada intimidade satanás e os homens filhos dele. O lugar preparado para satanás é o Lago de fogo. Somente lá, para sempre ele será retido em sofrimento eterno.
Os filhos do diabo sempre serão atirados à busca pela mentira. No pecado os homens não conseguem sobreviver sem a mentira, porque isso faz parte de sua vida aqui. Incrível, mas os homens sabem bem como separa o trigo do joio, porque preferem o joio. Os filhos do diabo dão às costas à verdade e se deleitam na mentira. Não há melhora. Se você pertence a ele este mundo será sempre confortável para você. Cristo nunca salva o pecador para mantê-los firmado neste sistema maligno (Gálatas 1:4).
Não há como tirar os pecadores da condição de filhos do diabo, eles nasceram assim e não há organização que possa mudar isso, assim como não podemos mudar a natureza de um lobo, ou de um leão. Só pode mudar por meio do novo nascimento e isso ocorre numa genuína conversão a Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário