quarta-feira, 25 de novembro de 2020

“PAZ E SEGURANÇA” (7)


“Quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar a luz; e de nenhum modo escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3)

“PAZ E SEGURANÇA” À LUZ DAS NAÇÕES

        Tomei o texto para mostrar o que realmente significa “paz e segurança” do ponto de vista dos crentes e dos não crentes e minha esperança é que eu tenha sido claro na explicação desse assunto tão importante. De fato preparei uma mensagem temática, o que não costumo fazer, mas espero que ela tenha sido útil para os que puderam ouvir. Os pregadores nem sempre mostram a composição de determinados alimentos e sua importância para a saúde espiritual daqueles que venham a se alimentar. O que eles fazem é simplesmente cozinhar e depois oferecer a todos quantos estão com fome.

        Vou chegando ao término desta mensagem, mas quero voltar ao texto de 1 Tessalonicenses 5:3, porque Paulo está ali tratando daquilo que todas as nações vão experimentar, antes que o Senhor apareça como ladrão da noite, sem que ninguém espera. Quem são e o que fazem as nações? Elas são basicamente aquilo que o mundo pode oferecer aos homens. No mundo inteiro, do ponto de vista bíblico presenciamos a mesma coisa: “O mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19). Esta verdade é matemática em todo lugar do planeta. Em qualquer nação, rica, pobre, raça, culta ou ignorante a verdade é todos os homens no pecado jazem nas mãos do diabo. Quem lidera essas nações? Quem encabeça tudo, para que tudo funcione conforme suas mentiras? Não é o pai da mentira? Em qualquer nação vemos o pecado e suas manifestações que aparecem em forma de maldades, violências, roubos, impureza, assassinatos, mentiras religiosas e corrupções generalizadas.

        As nações são formadas por indivíduos e cada ser humana pertence à raça caída; todos têm igualmente os mesmos pensamentos e intenções em relação a Deus e ao seu próximo. Eles jamais poderão amar a Deus, por isso não podem oferecer o amor devido ao seu próximo. As nações caminham a passos largos para o juízo eterno, assim como a descendência maligna de Caim caminhou para o dilúvio que veio e sepultou a todos. Assim como o homem, individualmente falando sente “paz e segurança” no pecado, as nações também sentem. O que elas fazem? Elas criam suas leis e nessas leis elas sentem “paz e segurança” sob o comando dos seus líderes.

        As nações no mundo inteiro não se importam nem se atinam com as tragédias e suas consequências; elas não param para analisar as coisas do ponto de vista de Deus, porque não creem no Deus da bíblia nem sabem que Ele reina no céu e na terra. O reino das nações sob a liderança do diabo é visto naquilo que o pai da mentira opera em oposição ao reino de Deus, que reina em misericórdia, verdade, justiça e juízo. Para o mundo o reino de Deus não tem qualquer valor. Eles veem as coisas do ponto de vista natural; morte e tragédias são contadas como coisas normais da vida, por isso eles buscam “paz e segurança” naquilo que eles mesmos acham que poderão conquistar através da liderança que escolheram. É exatamente isso o que Paulo fala em 1Tessalonicenses 5, porque no tempo do fim o mundo será mergulhado nessa aparente calma de que as coisas estão indo bem; que tudo funciona com eles querem e que não há qualquer sinal de perigo à vista, assim como foi a manhã daquele dia de juízo que destruiu as duas cidades da campina – Sodoma e Gomorra.


Nenhum comentário: