quarta-feira, 20 de abril de 2011

A plena suficiência da Palavra de Deus (9) - Fogo Consumidor

“Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23:29).

 FOGO CONSUMIDOR:

        Prezado leitor, não há poder maior do que a Palavra de Deus. Temos nós palavras que possam medir tal poder? Jamais! Nossa natureza inclinada à mentira está sempre pronta a duvidar da verdade revelada e nem sequer paramos para meditar naquilo que é causa de terror para satanás. A Palavra de Deus ela é poderosa para destruir todo programa que é considerado normal neste mundo. Em Efésios 2:2 Paulo intitula de “cursos deste mundo”. Por esta razão o pai da mentira enceta terríveis ataques contra aqueles que pregam a verdade. Notemos bem que não há luta contra a mentira. Onde os falsos mestres plantam suas heresias, a fim de manter as pessoas iludidas, não há nenhum vestígio de guerra contra as trevas. Tudo era normalidade em Jerusalém, até que a Palavra da verdade começou a incendiar e queimar toda mentira religiosa. Foi então que toda força de oposição a Deus foi mobilizada para perseguir, maltratar, prender e até matar os santos de Deus. Esse fogo consumidor não somente ficou em Jerusalém, mas propagou-se também por toda Judéia, Samaria e alcançou toda Europa e Ásia daquele tempo. Enquanto essa chama santa propagava, toda infâmia, crueldade e perversidades era queimada. Homens e mulheres eram libertos do poder escravizador do pecado, da morte e do diabo.
        Amigo leitor, não há quem possa segurar a força destruidora da Palavra de Deus, quando ela sai da boca de Deus. Ela tem entrado em cidades e aldeias para destruir o reino maligno e destruidor de satanás. É o poder do Salvador no meio dos inimigos já derrotados, levantando um povo para Si e fixando ali um lugar de adoração a Deus. Eis aí a função do fogo que consome as trevas, o vício, a imoralidade e toda mentira religiosa! Eis aí o fogo que queima todo mal e que implanta em corações transformados o amor, a fé, o temor a Deus e a verdadeira utilidade no meio dos homens. Ela chega para queimar toda vaidade e fantasia criada pelo pecado na mente obscurecida do homem natural.
        Amigo leitor, não têm lugares ocultos onde esse fogo não possa entrar. O lugar mais impenetrável é o coração do homem, porque ali ficam escondidos os mais ferozes inimigos da verdade. Enxergamos apenas a aparência, mas a Palavra da verdade penetra no mais íntimo e revela o que ali está oculto. Ela provoca intensa dor numa consciência culpada. Ela é insuportável para uma enganada e enganosa. Ela faz homens e mulheres caírem clamando por misericórdia perante o Senhor. Veja como a Palavra de Deus veio como fogo e paralisou a todos os participantes daquela festa pagã, promovida pelo rei Belsazar na Babilônia (Daniel 5).
        Não há quem possa contra a Palavra da verdade! Félix ficou estarrecido quando perante Paulo percebeu sua triste condição diante de Deus e o juízo terrível que o aguardava (Atos 24:25), solução imediata foi recusar ouvir.
        Ó quanto precisamos da Palavra de Deus em nossos dias! Sem ela o mundo desmorona no pecado! Sem ela a miséria, a perversidade e a destruição campeiam por todas as partes! Sem ela a igreja não pode subsistir em meio à ferocidade dos inimigos! Sem ela os homens continuarão mortos em seus pecados, mobilizados apenas pelo espírito que opera nos filhos da desobediência (Efésios 2:2). Sem ela só resta juízo e destruição, como aconteceu com várias nações que Deus desarraigou da face da terra. Sem ela permanece a prisão de satanás fechada e as almas aprisionadas.
        Aguardamos um avivamento! Aguardamos a visita misericordiosa do Senhor e avivamento é Deus derramando Sua Palavra e fazendo-a crescer e prevalecer em pleno território inimigo. Necessitamos da Palavra! Necessitamos de mais homens de Deus que preguem a verdade com poder! Carecemos desse fogo abrasador que outrora Deus derramou sobre nações inteiras, trazendo glórias ao Seu Nome e salvando milhares de pecadores!

Nenhum comentário: