quinta-feira, 26 de setembro de 2024

A MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (10)

 


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

UM CHAMADO QUE MOSTRA À IMPORTÂNCIA DAQUILO QUE ESTÁ À VENDA: “...vinde e comei…”

Deus está oferecendo o banquete da graça aos famintos. Ele está como que dizendo: “Entrem, o salão está aberto e a mesa está pronta!” Eis o convite aos pecadores no mundo inteiro; eis aí a tão grande salvação exposta ao mundo pela boca de Deus. Mas agora é o momento para que encaremos a responsabilidade dos que são convidados: “Vinde e comprai…”. Impressionante! Como havia falado antes, a salvação de Deus não é barata; Deus não desvalorizou a tão imensa salvação. Ele não está dizendo: “Vinde e assentem à mesa para comer e ninguém há de pagar, porque é de graça”. Pelo contrário, Ele diz: “Vinde e comprai!”. Estranho!

Mas é bom que observemos que os ensinos que a graça de Deus quer nos dá aqui. Quem o Senhor está chamando? O texto deixa claro: “...vós que não tendes dinheiro…”. O que é isso? Deus está chamando quem? Os pobres de espírito, conforme vemos em Mateus 5:2: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino do céu”. Mas, por que Ele diz “vinde e comprai”? Tem duas razões que devo explicar aos meus leitores. A primeira é que Deus está mostrando que o alimento para a alma vem do céu e não dos homens e no mundo os homens não vão encontrar. Podemos aqui lembrar do Maná que veio do céu para o povo no deserto Êxodo 16). Israel ficou tão chocado com aquela comida que deu o nome de “maná” (termo hebraico que significa “que é isso?). Os homens no mundo podem comprar comida do gosto deles. Mas o alimento da alma é algo precioso, maravilhoso e sustenta a alma para sempre: “Quem de mim se alimenta viverá por mim”, como disse o Senhor em João 6.

A segundo lição é que homem nenhum tem qualquer recurso para comprar. Para adquirir a eterna e gloriosa bênção da salvação não há dinheiro aqui que possa comprar e todo esforço dos homens será completamente inútil; toda luta será em vão. Quando Deus chama os pecadores Ele está afirmando que eles se verão pobres, miseráveis e incapazes, porque o valor é imenso, infinito. Por isso é que Deus diz: “...sem dinheiro e sem preço”.

Mas eu posso apresentar um terceiro argumento, porque neste caso, sendo o que Deus oferece de um valor que nenhum homem pode pagar, então as almas famintas vão querer e tudo farão para chegar e tomar esse alimento para eles. Veja, a bíblia oferece a salvação como uma joia de imenso e tremendo valor. Quando a bíblia trata da salvação, não fala de algo que dado como bagatela. A pobreza do homem será vista em sua humilhação; será manifestada em seu arrependimento, conversão e confissão. Vale a pena assentar-se a esta mesa e desfrutar desse manjar eterno? Podemos lembrar que foi essa a mensagem de Cristo em João 6, pois Ele se apresenta como o Pão que veio de Deus aos homens. Todo seu maravilhoso e riquíssimo ensino ali foi demonstrado como sendo Ele plena suficiência de Deus aos homens. A multidão não quis ouvir e foi embora, mas os discípulos ficaram e disseram ao Senhor: “Para onde iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna”. Eis ai o pão de Deus aos homens – Cristo Jesus.

Nenhum comentário: