quinta-feira, 18 de abril de 2024

TESOUROS DA SALVAÇÃO EM CRISTO (7)


Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)
AS RIQUEZAS DA JUSTIÇA PERFEITA ACHADA EM CRISTO.

Já pude mostrar que em tudo nosso Senhor mostrou Sua perfeita justiça, pois provou amar o que é justo em todos os aspectos e assim provou também Seu intenso ódio à iniquidade. Ele em tudo foi perfeito em obediência e honra ao Seu Pai, e este expressou Seu afeto, admiração e amor pelo Filho: “Este é meu Filho Amado”.
Mas o que quero destacar é o fato que Seu objetivo maior foi alcançado, isto é trazer justiça aos injustos, ao fazer com que todos os que Nele creem fossem identificados na justiça Dele e com efeito, aceitos pelo Pai. Essa conquista do Justo Filho de Deus é a mais alta expressão da grandeza da salvação obtida pelo povo eleito: “Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus…” (Romanos 5:12). É tudo o que o injusto pecador precisa para ser aceito cem por cento por Deus, pois o Justo ocupou o lugar do injusto e assim os salvos são chamados de “justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Vou dizer mais que a suficiência da justiça de Cristo para o crente é o que o transporta para as mais ambiciosas conquistas expostas nas Escrituras. Tudo partiu do fato que ele creu e esse crê o tornou o justo que vive pela fé. Que gloriosa conquista o Filho de Deus alcançou pelo povo eleito! Eles agora passaram a andar pelo caminho certo – o caminho da justiça e parte para impressionantes desafios, onde somente a fé que vem do Autor da fé pode alcançar.

Foi a radiante justiça do Filho de Deus que levou Paulo a considerar como perda tudo o que pensou ser bonito, religioso e aceitável antes. Assim que conheceu seu Senhor, Paulo desejou conhecer a sublimidade desse conhecimento (Filipenses 3:8). Por que era importante para Paulo? A razão é vista na forma como ele na incredulidade levava a vida religiosa dele. Paulo foi extremo no zelo pelo cumprimento da lei, na tentativa de conquistar justiça, na finalidade de alcançar a ressurreição. Porém, ao conhecer a Cristo, ele viu a justiça de Cristo brilhando em glória no viver. Os olhos de Paulo foram abertos e ele pode entender o que significa a justiça perfeita de Deus e como Cristo expôs essa justiça na sua vida, sofrimento, morte e ressurreição.

Paulo ficou sabendo o quanto a justiça de Cristo mostrou que ele não passava de um maltrapilho, coberto de sujeira e digno de ser um tição aceso pela ira de Deus, para ser queimado para sempre no fogo eterno. Uma vez tendo desfeito todo trapo da justiça própria, o que Paulo desejava? Ele diz em Filipenses 3:10: “para o conhecer, e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte”. Que fantástica ambição! Paulo estava pronto a entrar no mesmo estilo de vida e sofrimento do Senhor. É lógico que não pensava ir à cruz, mas sim conhecer o que levou o Senhor a conquistar em extrema humilhação o que nós temos hoje – a perfeita justiça Nele.

Veja caro leitor o quanto a beleza da justiça de Cristo é vista na cruz. Tudo o mundo e o diabo com suas forças infernais fizeram para destruir o Justo, mas o que parecia ser vitória do diabo, ali na cruz houve a mais poderosa conquista, pois toda força da injustiça foi derrotada na morte do Filho de Deus, e em seguida na Sua ressurreição. Eis aí o evangelho em sua pureza! É por isso que satanás tanto odeia a mensagem da cruz, porque o triunfo do Filho de Deus mostra o quanto os eleitos triunfaram com ele, são eles retirados do poder do pecado e da morte com a mensagem do evangelho e destruiu para sempre as forças do diabo, do seu mundo, da morte e do inferno, para sempre.

Nenhum comentário: