BUSCAR A MANSIDÃO
“Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?” (Sofonias 2:3)
A RAZÃO DA BUSCA: porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor?”
Finalmente, devo lembrar que o esconder da ira do Senhor não vem por mera decisão mental, porque muitos sabem dos perigos, mas não correm para buscar o abrigo certo. A bíblia fala de salvação de uma forma que envolvem dois atos: O arrependimento e a conversão. Notemos como essa verdade aparece em Isaías 55: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos os vossos caminhos”. É lógico que os pensamentos envolvem arrependimento e o caminho envolve o ato de buscar socorro. Se eu sei que há perigo que pode envolver minha vida em algum lugar é claro que vou buscar socorro.
Muitos sabem dos perigos, mas a tendência é buscar refúgio noutros lugares. Ló escapou por misericórdia de Deus, porque a ordem de Deus foi que eles fugissem para um monte, mas se esconderam numa cidade e posteriormente acharam refúgio numa caverna (Gênesis 19). É perigoso esconder num lugar errado. Para os moradores de Jericó, a segurança deles seria buscar socorro no compassivo Deus de Israel, assim como fez Raabe, aceitando as condições divinas, mas acharam a morte por achar que a muralha que envolvia a cidade era forte contra Deus.
Milhares correm para uma igreja, buscam abrigo e segurança nos homens, numa organização e acham que poderão escapar. Muitos acham que escaparão porque foram batizados, aprenderam a cantar louvores, ou fazem parte dos trabalhos. Mas se não correram para Cristo, à busca do perdão e reconciliação pelo sangue da cruz, tais pessoas estão perdidas. Raabe ocultou os espias (Josué 2), mas se não amarrasse a corda vermelha, da janela de sua casa, descendo o muro, ela não escaparia da morte com sua família. A corda vermelha representa a expiação do pecado.
Duas pessoas estavam em perigo de morte descendo numa correnteza, até que alguém, à margem do rio jogou uma corda e eles seguraram na corda, mas um deles viu descendo um tronco, largou a corda e segurou no tronco. O que segurou a corda escapou, porque a corda tinha ligação segura com a parte de fora do rio, enquanto o tronco não tinha, por isso levou o outro à morte.
Milhares estão indo para o inferno porque estão confiando de forma errada, nos meios usados pelos homens, ou porque não sabem da verdade da cruz. A religião moderna tem procurado enganar a multidão, enchendo os corações de uma paz perigosa, pois o sentimento de ser religioso pode levar a pessoa à perdição, porque ela não vê a busca por justiça e mansidão. O homem que não vai à busca do Cordeiro que foi enviado do céu para salvar perdidos é porque se vê ainda cheio de justiça própria e carrega consigo suas armas contra a verdade.
Mas a mensagem bíblica é a mesma: “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). Veja como a bíblia dá ênfase ao mesmo assunto de Isaías 55: “pensamentos e caminho”. Os pecadores devem lançar fora suas “vestes imundas” da justiça própria e lançar foram também suas armas que sempre usa contra Deus e contra as verdades de Deus. Assim o homem arrependido verá pela fé o Salvador, Príncipe da paz, o qual está pronto a abraçar o homem arrependido, perdoá-lo de todos os seus pecados, purificá-lo de todas as suas imundícies e dar-lhe plena e completa certeza de salvação e fazê-lo herdeiro do céu, para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário