quarta-feira, 7 de junho de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (12)

 


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

MANIFESTAÇÃO DE FÉ E CONSAGRAÇÃO: “Quem tenho eu no céu...”

       Veja como o Salmo 73 dá uma verdadeira aula de como a graça faz o crente faz o crente sair dessa inércia carnal e mundana, a fim de subir pela fé às alturas das realidades eternas. Um homem que há pouco estava descendo ao poço do desânimo, ao contemplar um ricaço mundano fumando seu cachimbo, dando suas baforadas e desafiando o próprio Deus, agora ei-lo com uma visão de fé que ultrapassa qualquer razão humana. Na realidade, Asafe saiu da meninice para a maturidade e é exatamente o que precisamos extrair do texto para nossa vida cristã.

       Acontece é que quando o cristianismo está inserido no convívio com o mundo, eis que desaparece homens e mulheres crentes piedosos. Presenciamos isso em nossos dias, pois é tremenda a ausência dos valores da fé cristã. Presenciamos hoje um cristianismo fragilizado pelas mensagens caracterizadas pelo humanismo que se agregou ao sistema de um evangelho socialista. Tudo hoje está voltado aos interesses dos homens; tudo hoje é feito, tendo em vista os interesses da sociedade, negando completamente a reverência, respeito e temor a Deus. Nem sequer imaginamos até onde iremos nesse vale sombrio, onde a luz da verdade está sumindo paulatinamente.

Mas, voltemos ao texto, porque nossa esperança está no trabalho de um Deus gracioso. Quando Jeremias viu Jerusalém destruída pelo exército babilônico, para ele tudo parecia desmoronado debaixo dos seus pés, até que buscou as misericórdias de Deus para se erguer novamente (Lamentações 3:20,21). Onde está nossa esperança? Exatamente nas misericórdias de um Deus que aprouve em Cristo nos chamar para Ele. Para Asafe, de repente tudo mudou. De repente a graça o tirou do perigo. Bastou que ele entrasse no Santuário, exatamente no lugar da presença de Deus, para que sumiu o mundanismo e carnalidade e vir a visão da fé. 

Amado leitor, o que precisamos hoje? Não é exatamente de uma visão do Senhor da glória? Não foi isso que Isaías teve e que mudou sua vida? (Isaías 6). Exatamente. O que satanás sempre faz é desviar o povo de Deus da verdade. Hoje ele tem apresentado ao povo uma divindade que se adapta às necessidades do povo; uma divindade que veio atender os anseios dos homens por uma vida mais justa e adaptável aos gostos da multidão. Não quero entrar nos detalhes do que está acontecendo hoje no programa evangélico. Quero concentrar-me no texto do Salmo 73.

       O que é a fé cristã? É a mesma de Asafe, conforme o texto nos mostra. Não nos concentramos em miragens; nem procuramos criar uma divindade que se adapta aos nossos ideais santificados pela nossa natureza carnal. Os crentes creem no Deus que se revelou em Sua Palavra escrita e é nesse livro que fixamos nossos olhos. Asafe, como um levita foi ao santuário no tabernáculo. Nós nos dirigimos à Palavra. É ali que alicerçamos nossa fé e onde passamos a conhecer nosso Deus. Todo problema atual é que ignoramos do Deus da Bíblia, porque nos atrelamos a esse espírito enganador que tomou posse em nossos dias. Queremos sentir, queremos experimentar o impacto das emoções, pensando que é assim que lida conosco. Mas é tudo engano. Voltemos ao Deus das promessas, pois Ele não pode mentir. Estamos parados, olhando o mundo, vendo a multidão em seu progresso enganador. Não raro queremos imitar os outros, saindo dos nossos deveres cristãos. O que ocorreu com Asafe, fazendo com que seu viver ganhasse o verdadeiro impacto espiritual foi o fato que ele passou a conhecer melhor o seu Deus. Isso acontecerá conosco quando voltarmos de coração à santa mensagem de um Deus que fala aos ouvidos dos que realmente creem.

Nenhum comentário: