quinta-feira, 31 de março de 2022

QUAL É A MAIOR GLÓRIA? (11 de 12)


“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9:23, 24).

A MAIOR GLÓRIA – CONHECER DEUS.

        Pude falar um pouco sobre o juízo de Deus e certamente tem muito mais para ser exposto acerca dessa constante atividade do Senhor no mundo. Sua atividade de juízo é tão poderosa quanto a atividade de misericórdia. Ele é glorificado tanto em julgar quanto em salvar. A mensagem moderna não divulga esses fatos, não ousa tratar dos atos punitivos de Deus nas nações nem nos indivíduos. Vivemos num mundo que luta para implantar suas teorias acerca do homem como se essas teorias fossem fatos. O mundo hoje se ocupa com a teoria da evolução e o homem é visto como um ser que está em pleno progresso, até que chegue à plena posição de um deus. Satanás atua assim em seu mundo de mentiras e os homens gostam de ouvir sobre isso. Mas o fato é que Deus mostra ao mundo Sua força em julgar e a maior demonstração desse fato está exposta na cruz, porque foi ali que Deus puniu no Filho o pecado do Seu povo. Que incrível juízo! Deus mostrou Seu braço forte ao permitir que os pecados do Seu povo O massacrasse ali na cruz. Veja o amor de Deus demonstrado em plena manifestação de juízo. A mensagem da cruz anuncia aos homens que para escapar do justo juízo de Deus todos devem obedecer ao Filho (João 3:36).

        Além de juízo, mostra Sua força, o Senhor faz justiça na terra. Eis Sua riqueza. A salvação bíblica expõe a perfeita justiça que reveste o homem arrependido das vestes brancas da pureza de Cristo. Tudo satanás faz para expor mentiras religiosas no tocante à salvação. O evangelho moderno é pipocado de justiça própria; é o homem tentando mostrar o quanto pode fazer alguma coisa para Deus em atividades religiosas. Mas o fato que a salvação bíblica produz homens e mulheres justos, revestidos da perfeita justiça de Cristo e são apresentados a Deus como pessoas sem qualquer culpa legal. Foi tirado deles a inimizade e foram reconciliados com Deus. A justiça de Deus na salvação é a riqueza que os salvos têm para sempre e essa justiça produz paz perfeita no coração (Romanos 5:1)

        O que o pecador precisa que o Senhor não oferece? Quer sabedoria? Fuja da sabedoria deste mundo. Paulo tratou seriamente com a igreja de Corinto que estava se afundando nessa busca inútil e soberba pela sabedoria. Paulo expõe aos crentes ali a sabedoria de Deus por meio daquilo que o mundo despreza e sempre há de desprezar – a mensagem da cruz. Quer força? Veja a força de Deus em salvar perdidos. O ladrão na cruz, movido pelo Espírito Santo simplesmente parou de lutar contra Deus e humildemente rogou a salvação da sua alma. Ele viu perante ele a força do Salvador bendito que veio arrancar pecadores das trevas para a luz, das mãos do diabo para pertencer ao Senhor para sempre.

        Quer riquezas? Eis o evangelho bendito mostrando que Cristo veio destruir a arrogância dos que confiam em seus bens. Milhares que buscaram o mundo perderam suas almas. Os milhares que foram salvos perderam o mundo, mas ganharam a posição de milionários celestiais, porque passaram a herdar o reino do céu.

Nenhum comentário: