quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

“NEGAR A CRISTO DIANTE DOS HOMENS” (8)

              

“Mas, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus” (Lucas 12:9)

O QUE ACONTECE NO ATO DE NEGAR A CRISTO.

        Devo continuar tratando desse assunto tão abrangente, conforme vemos no texto de Lucas 12:9. Sei que boa parte dos chamados crentes hoje ignora esse assunto, por isso devo toma-lo no propósito de ampliar, a fim de servir o povo santo. Todos nós, visto que nascemos no pecado e somos extremamente frágeis, tendemos a negar o Senhor. Negar propositalmente é o caminho da traição, e foi o que ocorreu com Judas. Pedro negou o Senhor, mas assim que viu seu ato covarde, imediatamente entrou em pranto. Por essa razão temos que saber o que ocorre no ato de negar a Cristo, a fim de que venhamos a nos humilhar, orar e depender totalmente da graça do Senhor em nosso viver.

        A primeira lição é que o coração é tomado de surpreendente medo. (Elias fugiu de uma mulher). Não estarei exagerando que somos medrosos no tocante a posicionarmos fieis no reino de Deus. No mundo têm os corajosos e têm os medrosos. Eu mesmo sou contado entre os medrosos. Mas no reino de Deus, no envolver-se em defender nossa fé para glorificar a Cristo, nós somos naturalmente covardes. Confessar a Cristo nada tem a ver com o heroísmo carnal, com a valentia que envolve muitos homens. Ao entrarmos no reino de Deus percebemos que tudo funciona contrário aos padrões deste mundo. Tudo no reino de Deus só pode prevalecer pela fé e no poder da graça, caso contrário tombaremos.

        Quando pensamos nos grandes homens de Deus, muitas vezes queremos nós ser iguais a eles. Mas a verdade é que eles eram iguais a nós. Lemos sobre Elias e vemos como aquele homem foi incrivelmente corajoso, como chegou a encarar um rei perverso como Acabe e desafiou tão grande número de falsos profetas, além de outros desafios. Tudo isso nos leva a ficar impressionados. Mas o que diz Tiago em sua carta? Elias era igual a nós. Quando Deus quer usar um homem, Ele o enche do poder do Seu Espírito. Pronto. Nós somos como uma lâmpada, a qual sem a energia não terá sua função de iluminar. Você compra aquela máquina de lavar, bela e moderna. Mas sem a energia ela será completamente inútil, sem valor. Nós somos assim no reino de Deus. Se você lidar na força da carne e no poder do mundo, certamente você funcionará como o mundo gosta, pois o mundo admira quem é forte, corajoso e destemido. Mas não funciona assim no reino de Deus.

        Lembra quando Pedro quis usar a espada para defender o Senhor? Pedro era corajoso? Claro! Mas assim que empunhou sua espada como se fosse um herói, o Senhor simplesmente jogou um “balde de água fria” em Seu discípulo. Ora, esse estilo de vida não cabe em nossa mentalidade. Quando o Senhor soltou Pedro, o que ocorreu foi que Pedro foi entregue ao seu sistema natural de vida e logo percebeu o quanto não passava de um covarde. No reino de Deus ninguém pode ousar entrar na peleja com seus instrumentos de guerra, pois todas essas munições serão como palha. O mesmo Elias que enfrentou sozinho tão grande número de falsos mestres e os derrotou, não demorou em que no dia seguinte fugisse das ameaças de Jezabel (1 Reis 19). Tudo isso nos vem ensinar o fato que estou pronto, capaz em mim mesmo para negar o Senhor, caso não me submeto a Ele em humildade e disposição de obediência. Devo lembrar que o sistema do reino de Deus funciona diametralmente em oposição ao sistema deste mundo.


Nenhum comentário: