terça-feira, 27 de março de 2012

“BÊNÇÃO E MALDIÇÃO”. (1)



 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lucas 617).
INTRODUÇÃO:
             Prezado leitor, muito temos ouvido a respeito de bênção e maldição em nossos dias. Em muitos círculos religiosos tem sido propagada a busca da bênção. É lógico que as pessoas querem bênção e não a maldição. Mas a falta de discernimento bíblico pode gerar muitíssima confusão em torno desse assunto, e aproveitadores utilizam da ignorância do povo a fim de extorquir seus bens fazendo promessas de bênçãos da parte de Deus em lugar de maldição. Costumam afirmar também que as bênçãos são provenientes de Deus, e a maldição da parte do diabo.                                                               
 Quero através desta passagem lida mostrar o que a bíblia diz a respeito de bênção e de maldição, ou o que significa ser abençoado ou ser amaldiçoado. Se você é alguém que leva a sério a Palavra de Deus, haverá de submeter seus ouvidos e seu coração ao exame criterioso daquilo que Deus fala, para não ser enganado pela astúcia dos homens, pela maneira com que perversos induzem ao erro, especialmente em nossos dias.                      
             Conforme o ensino da palavra de Deus, neste exato momento você é uma pessoa abençoada ou amaldiçoada. Não há meio termo para Deus, conforme o que Ele mesmo relata nas Escrituras. Digo e afirmo mais que não há oração, igreja, não há homem algum neste mundo, nem qualquer encantamento, enfim, não há em nosso meio nada absolutamente que possa livrar alguém da condição de amaldiçoado, nem tampouco que possa retirar alguém da posição de abençoado. Vamos voltar de todo coração à Palavra escrita, porque o Senhor Jesus nos dá a resposta no texto lido de Lucas 6:20-26. Não esqueçamos  que Jesus é Deus, que é Ele o Deus de toda verdade e sendo assim não pode mentir; é Ele o Deus que se revelou aos pecadores e feliz é aquele que confia Nele de todo coração para descansar em Suas promessas.
O texto de Lucas 6, à partir do verso 20 parece uma repetição do famoso Sermão do Monte, registrado em Mateus 5,6 e 7, mas não é. Vejamos as diferenças: Em Mateus Jesus sobe ao Monte para dali passar os ensinamentos; em Lucas Jesus se acha num lugar plano (6:17). Em Mateus o sermão é uma completa exposição a respeito do Reino dos Céus, ali é o Rei revelando aos homens a diferença entre o Reino de Deus e o Reino aqui da terra. Em Lucas, a mensagem é bem prática e bem direta para mostrar a salvação de Deus aos pecadores. Em Mateus, Cristo mostra nove Bem-aventuranças, em Lucas apenas quatro, e também mostra o contraste desses bem-aventurados com aqueles que não são bem-aventurados.                                               
Tendo firmado de maneira bem abreviada a diferença entre Mateus e Lucas, vamos, pois, para a passagem que será a base do assunto a respeito de BENÇÃO E MALDIÇÃO, que é o tema sobre o qual estarei discorrendo por alguns dias, e tendo em vista esclarecer esse assunto, a nossa conclusão será conhecer quem são as pessoas eterna e verdadeiramente abençoadas e as que por outro lado são amaldiçoadas.                Como a bíblia é um livro prático! Ouso dizer que esse assunto tem por meta examinar nossas próprias vidas ante a luz da verdade revelada nas páginas sagradas, para que saibamos em que situação estamos diante do Deus que é Santo, Santo, Santo.             Convido você para ouvir um tema tão oportuno. Minha expectativa é que você seja de fato edificado na verdade e que tenha toda disposição de tomar esta série de estudos para enviar a outros que precisam também ouvir a verdade.                                                      Amigo leitor seja capcioso no ouvir a Palavra e busque em humilhação o conhecimento que Deus concede aos que O buscam de todo coração. Achegue-se a Ele por meio do Livro que documentou como Palavra infalível.

             De coração prostrados perante a passagem de Lucas 6:20-26, a nossa primeira tarefa é conhecer a estrutura do próprio texto, estrutura esta montada pelo próprio Espírito Santo, e para isso é necessário que o leitor seja cuidadosamente atento. Obviamente você vai perceber que não aparecem as palavras BENÇÃO E MALDIÇÃO no texto, mas elas podem ser vistas no uso de outras duas palavras. Para referir à BENÇÃO, Cristo usa a expressão: “bem-aventurado”, termo que aparece quatro vezes. Para referir à MALDIÇÃO, a palavra usada por nosso Senhor é a palavra “ai”, que também aparece quatro vezes. 
             Perscrutando mais fundo no texto lido, vemos também que o nosso Senhor Jesus Cristo mostra, primeiramente as pessoas que são ABENÇOADAS. Elas são chamadas de BEM-AVENTURADOS. A linguagem é totalmente espiritual; o ensino é lá do céu e não daqui da terra; somos elevados com asas de águias no estudo desta passagem a fim de que, pela fé operada pelo Espírito entendamos o que Deus está transmitindo nessa fulgurante passagem da inspiração divina. Nosso Senhor está exibindo o Reino de Deus e não dos homens; o Filho de Deus está abrindo a cortina da eternidade para mostrar o que significa Suas BENÇÃOS eternais dadas aos pecadores arrependidos, e os tremendos perigos que envolvem milhares que agora estão adormecidos no pecado.
             Diante dessa verdade que humilha o pecador, resta dizer que este ensino em nada fornece qualquer trampolim para que homens gananciosos saltem de forma famigerada em busca de seus interesses egoístas. Também não abre as portas para que os avarentos entrem com seus corações cheios de torpe ganância e de forma lisonjeira visem seus lucros financeiros. Tampouco terá o melado das paixões da carne, dos olhos e da soberba desta vida para a satisfação dos corações mundanos os quais não buscam outra coisa senão motivos terrenos e passageiros.
             Conforme a Palavra de Deus, quais são as pessoas ABENÇOADAS? Como podemos saber quem são essas pessoas? Com os olhos da fé abertos vejamos que na passagem Cristo mostra as “fotos” dessas pessoas de quatro maneiras: Em primeiro lugar, elas são vistas como pessoas espiritualmente pobres. Em segundo lugar elas são apontadas como pessoas que espiritualmente sentem fome. Em terceiro lugar elas são vistas como pessoas que de coração choram. Em quarto lugar elas aparecem como pessoas que aqui neste mundo sofrem certo aspecto de perseguição.
             É uma lição maravilhosa para a compreensão da fé operada pelo Espírito de Deus no coração, mui especialmente porque mostra a unidade da bíblia em apresentar aos homens a mensagem do evangelho que verdadeiramente salva. Para quem tem seus olhos abertos, verá que a mensagem do evangelho conforme é apresentada nas Escrituras é a mesma mensagem, tanto no Velho como no Novo Testamento. Não há confusão nas Escrituras, porquanto o Deus da bíblia não é Deus de confusão, confuso é  o coração entenebrecido do pecador, especialmente daquele que está cego e endurecido contra o Deus da verdade.
             Amigo leitor, em Lucas 6 tem a verdade registrada que o evangelho bíblico traz apenas duas mensagens: De salvação e de condenação. Usando outros termos: de bênção e de maldição, de vida eterna e de morte eterna, do céu e do inferno, etc. A mensagem bíblica tem o gostoso perfume de vida para alguns, mas tem o horrível cheiro de morte para outros; atrairá alguns, mas espantará outros; causará humilhação e arrependimentos a muitos, mas será motivo de ódio por parte de outros. O que representa a mensagem do evangelho para você? Tem cheiro de morte ou de vida?

Nenhum comentário: