sábado, 31 de março de 2012

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO (5)



Então, olhando Ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” Lucas 6:20
POBREZA ESPIRITUAL
         Amigo leitor estamos vendo as condições daqueles que são espiritualmente pobres, os quais Cristo veio ao mundo buscar e salvar. Continuemos a ver sua situação no coração. Já percebemos que falta nele vida, paz e perfeita justiça. Encaremos o que mais falta a um coração nessa situação diante daquele que tudo vê e que tudo sabe.
         FALTA PUREZA. A pessoa que é pobre conforme a pobreza vista por Deus percebe também o seu estado pecaminoso em seus próprios atos. Vê que a sujeira é algo do seu próprio coração e que o pecado está gravado na parede de um íntimo corrompido. Sabe que é assim desde o seu nascimento porquanto foi gerado no pecado e veio a este mundo em plena disposição para a prática da corrupção, conforme diz o salmista no Salmo 51:5: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. Vê também a sua condição indigna perante Deus e sabe que não pode esconder-se perante aquele que conhece o ser humano no íntimo. Sabe que não tem condições de subir aos céus para o lugar de habitação eterna, porque vê que não é puro de mãos nem limpo de coração. Muitas vezes tentou buscar meios de se purificar nos métodos humanos, mas viu que toda sua tentativa foi sempre inútil, porquanto a cada dia descobre o quanto é concitado a dirigir-se somente para a lama da impureza, sempre buscando aquilo que destrói a si próprio e a seu próximo.
         FALTA SEGURANÇA. Creio que aquele que revela ser pobre no espírito conforme a pobreza apresentada por nosso Senhor no texto de Lucas 6, é aquele que também já tem descoberto seu estado de completa insegurança devido à situação pecaminosa na qual se encontra. O reinado do pecado no coração do homem lhe atira a um estado de conflito íntimo, de medo, de incerteza, de angústia porque está afastado de Deus, não habita ainda no esconderijo do Altíssimo que é a salvação encontrada no Senhor. Ele caminha sem rumo numa vereda escura sem que saiba para onde está se dirigindo. Nada daquilo que possui lhe concede segurança porque já percebeu que os inimigos mais terríveis do ser humano não são homens, mas sim seres invisíveis, perigosos que dominam este mundo tenebroso. O que está acontecendo aqui é que essa pessoa sabe que não há ninguém neste mundo que seja digno de confiança e quão inútil é confiar no homem. Ele também vê que campeia neste mundo a perversidade, a desconfiança e todo tipo de miséria e que enfim, tudo leva à morte. Tal alma pode sorrir por fora, mas chora por dentro; tal alma se vê atirada na lama sem que possa sair, ela vê que caminha mais e mais para o abismo quando a cruel morte chegar para ceifar sua vã existência. É alguém que está sendo conduzido pelo Espírito de Deus para achar o caminho da gloriosa salvação eterna; em sua vida está sendo realizado o milagre do novo nascimento.
         Em outras palavras, aquele que é pobre de espírito contempla-se no espelho bíblico e vê sua imundície; vê a necessidade de completa purificação e limpeza. Tudo aquilo que para ele representava justiça é agora visto como um manto sujo, um trapo necessitado de ser lançado for.
         Amigo leitor, minha expectativa é que pude pintar em vívidas palavras o que significa ser uma pessoa em estado de pobreza espiritual. Espero que o amigo possa ter compreendido que é exatamente esse tipo de pessoa apresentada por nosso Senhor em Lucas 6:20, bem como em Mateus 5:2 no Sermão do Monte. Você é uma pessoa assim? É você uma alma que encaixa perfeitamente na condição de um pobre, conforme o Senhor apresenta? Sei que é muita humilhação para o homem descer do seu orgulho, mas o Deus da Bíblia se inclina para aquele que se humilha perante Ele, a fim de salvá-lo dos seus pecados e torná-lo dono do Reino de Deus.


         Eu não sei com quem neste momento estou podendo comunicar a Palavra de Deus diretamente ao coração. Porém, estou certo que as Sagradas Letras não voltam vazias, porquanto elas são poderosas nelas mesmas em produzir fruto para Deus. Eu sei que a Palavra de Deus é confrontadora e mostra a verdade como é no íntimo. Se você foi descoberto como sendo uma pessoa no estado de pobreza espiritual, então, que gloriosa esperança vem do céu diretamente à sua alma! Somente quero que você venha colocar toda confiança na Palavra de Deus, e que volte seus olhos novamente para o texto de Lucas 6:20, vendo ali o que o Senhor Jesus diz exatamente para você, meu amigo: “Bem-aventurados, vós, os pobres...!” Isso é uma maravilhosa e esplêndida afirmação, porquanto traz luz e alegria aos corações que anelam conhecer a verdade.
         Eis que o Senhor está afirmando no texto lido que uma pessoa assim, considerada POBRE conforme o padrão celestial é uma alma BEM-AVENTURADA! Meu amigo examine bem a linguagem dita pelo Soberano Senhor e Salvador. Ele se aproxima e afirma que ao invés de você ser um miserável, para quem não há qualquer esperança, você é alguém para quem Deus tem se voltado.
         É você um peregrino que anda nesta vida sem saber para onde vai, querendo achar o caminho rumo ao lar celestial? É você uma alma que se encontra desiludida neste mundo enganador e que no coração clama querendo conhecer a verdade? É você uma alma que se encontra atirada no lamaçal do pecado, sabe que está no poço da perdição e que de lá não pode sair por si mesmo? É alguém que já percebeu que é inútil confiar no homem, nas promessas humanas e até mesmo chegou a cair na rede armada por falsos mestres que estão aí preparados para extorquir os bens alheios? Os olhos de misericórdia e amor eterno estão pousados diretamente sobre você, meu amigo, se é que você é exatamente aquele pobre conforme a descrição bíblica.
         Erga agora seus olhos para fitar a bendita salvação e promessas inauditas vindas de Deus, conquistada na cruz do calvário, porquanto Ele realmente está pronto agora para salvar o perdido. Ele é o seu Deus e tem se revelado a você através da Palavra; as boas novas de salvação podem ser ouvidas, entendidas em seu coração, elas foram transmitidas por Deus para quem tem seus ouvidos abertos para ouvir. A Palavra de Deus não é para corações rebeldes, endurecidos e vaidosos. A mensagem celestial é loucura para os mundanos e altivos perante Deus; a mesa celestial é para quem tem fome; a água da vida é para quem tem sede.
         Amigo leitor é bem verdade que o mundo jamais vai entender sua situação e até mesmo vai lhe desprezar, mas agora é o momento de regozijo; é o momento de voltar-se para a gloriosa redenção pelo Sangue Remidor. Cristo Jesus veio ao mundo buscar esses pecadores; veio para tirar essas almas da condenação eterna e levá-las para Seu Reino Eterno. Eis aí a mensagem gloriosa do céu! Eis aí a mais poderosa notícia aos corações arrependidos! Eis aí o Deus da paz que notifica a todos a paz que vem pelo sangue remidor!
         Agora mesmo em sincera confissão de fé receba a salvação eterna conquistada pelo Filho de Deus para pecadores. Pode estar certo que Ele está perto de todo aquele que, de todo coração, invocar Seu Nome. Não tem outro meio, Deus jamais mudou, nem mudará. Ele jamais receberá qualquer pecador mediante outros meios. Não tem atalho para o céu; não tem barganha com Deus; não pense que o Deus da bíblia pode ser manipulado. É pela confissão sincera, crendo naquele que foi escolhido por Deus para ser o único mediador entre Deus e o homem (Atos 4:12) .

CRISTO E SUAS OVELHAS (19)



 Eu lhes dou a vida Eterna, jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão”. João 10:28)
              
     Amigo leitor nos deparamos com esta preciosa declaração que o Senhor Jesus faz a respeito de suas ovelhas. Ele afirma que ninguém pode arrebatá-las de Sua mão. Na meditação anterior vimos 2 lições preciosíssimas nesta doutrina: primeiro, que a nossa maneira de ver as coisas; a nossa visão humana, carnal enganosa, não permite que enxerguemos as coisas assim. A tendência daquele que é crente, é pensar, raciocinar conforme a maneira do homem. Muitos são os crentes que vivem tentando forçar uma vida Cristã pautada em suas obras, na tentativa de agradar ao Senhor e não aceitam o trabalho da graça Salvadora a qual lhes alcançou um dia. É preciso que aquele é Crente verdadeiro, descanse na poderosa obra salvadora conquistada na cruz, a qual nos tornou herdeiros de Deus; remidos eleitos. Em segundo lugar, imbuído nessa solene declaração do Bom Pastor vimos ontem que há inimigos ferozes procurando nos arrancar, nos destruir. Provei ontem, que Satanás possui uma multidão de seres malignos ao seu dispor lutando ferozmente contra os remidos. E nós somos meramente ovelhas sob o terno cuidado daquele que é fiel e justo.
         Em terceiro lugar, quero, nesta frase apresentar outra preciosa lição. Há segurança estando na mão do Senhor? Podemos estar confiando nessa bendita promessa? Será que o crente pode estar seguro que jamais poderá cair desta maravilhosa posição? Sim! Aleluia! Amigo leitor, Aquele quem prometeu, é fiel. Poderá passar qualquer coisa, mas a sua palavra não. Nós não estamos com um deus fraco, mas sim com Aquele que é chamado de Deus forte. Ele é o mesmo de sempre; Ele não pode mudar, pois assim estaria negando a Ele mesmo. Outrossim, é bom que saibamos que Ele colocou as ovelhas em sua mão. E quem é que pode arrancá-las de sua poderosa mão? O Grande Deus desafia Satanás; desafia o inferno, a morte, os demônios. Ele desafia todo céu e terra. Ninguém poderá tirar o salvo dessa segurança eternal.
         Agora, amigo, você sabe quem é esse que falou? Você sabe quem é o Filho do Deus Vivo? Você pode explicar sobre essa pessoa singular e Bendita da segunda pessoa da tri unidade? Ele não é um Deus criado; Ele não é um anjo a quem Deus o fez e o colocou em posição de maior honra. Não! Esse é o próprio Deus que se fez carne e habitou entre nós, é o Filho unigênito, o Verbo divino, o Autor da vida, Aquele que fez todas as cousas pela Palavra do seu poder e sustenta a sua criação pela sua própria Palavra. Ele é aquele que apareceu para Moisés, e disse-lhe: “Diz ao povo de Israel que Eu Sou me enviou”. Amigo leitor, Aquele que falou que suas ovelhas estão seguras em sua poderosa mão, é o Deus a quem o Pai glorificou, a quem o Espírito Santo veio glorificá-lo. A respeito Dele, Deus o Pai ordena que todo o joelho se dobre, e toda língua confesse que Ele é o Senhor.
Ah! Quem pode sondar esse ser glorioso? Ele é o Deus da glória que apareceu fora Abraão, Isaque, Jacó, Moisés. Foi Ele quem se vestiu de carne e osso e veio aqui para ser exposto na cruz como o Cordeiro puro e imaculado, capaz de trazer salvação eterna ao pecador. Ele é o todo poderoso; Ele mesmo afirma em Isaías que Ele sozinho fez o Céu e a Terra; Ele não precisa de ninguém para realizar a obra salvadora. É agora o único mediador entre Deus e os homens, e não precisa de igreja, nem de pastor, nem de padre, nem de papa, nem de batismo, nem de Maria, nem de Pedro, nem de Paulo, de ninguém para salvar o pobre pecador. Ele sozinho foi à cruz; Ele sozinho enfrentou as trevas da morte, do pecado, do inferno, do diabo; venceu tudo isso e consumou o resgate na cruz; está vivo agora.
Glória, pois ao Cordeiro de Deus! Foi Ele quem visitou o aflito; foi Ele quem libertou milhares de cativos do diabo. Quem pode contra Ele? A sua presença espanta todos os derrotados inimigos. É isso Deus de toda Glória quem falou. Foi Ele quem afirmou que o salvo não irá para o inferno e que está seguro em Sua mão e dali ninguém pode arrebatá-lo. O crente pode cantar: “Que segurança sou de Jesus”.
E você amigo, uma ovelha Dele? Achada por Ele? Salva, remida pelo sangue? Um dia foi realizado esse poderoso milagre da salvação em sua vida? Que você está baseado a sua segurança eterna? Será que não está sendo levado pelo engano do seu próprio coração? Sonde bem sua alma. Não tente encobrir a verdadeira situação sua. Deus não aceita aparências; Ele afirma que somente sangue pode encobrir pecados. Ó meu amigo, será que você não está confiando em sua bondade? Em sua vida decente? Em suas práticas religiosas? Será que não está sendo ludibriado? Saiba que a salvação de sua alma não é alcançada porque a pessoa falou o nome de Jesus; ou porque sentiu uma presença assim bem divina. Não! O Espírito Santo lhe tem dado um dia convicção de pecado? Tem mostrado a triste realidade sua culpa? Tem quebrado o seu orgulho e jogado ao pó sua vaidade? Enfim! Ele tem lhe levado ao Salvador Bendito? Você ouviu o Evangelho e creu nesse Bendito Salvador?
Então, se isso aconteceu você é a pessoa mais feliz que existe no Universo. Você  estava perdido e foi achado; estava morto e reviveu. É mais um entre os milhares dos eleitos de Deus. E quem pode lhe arrancar da poderosa mão do Senhor? É salvo para sempre. Não importa o que aconteceu, ou o que venha a acontecer, a realidade permanece! As promessas de Deus não podem ser alteradas. Mas se agora tem alguém, um pecador sentindo a sua culpa, vendo o grande vácuo em sua alma; está querendo ser salva. É alguém que está perguntando no coração: Que farei para ser salvo? Saiba que você pode achá-lo agora mesmo. A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração. Peça agora pela fé ao senhor que Ele perdoa todo seu pecado, retirando a imensa culpa e lhe fazendo nova criatura.

sexta-feira, 30 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (18)


Eu lhes dou a vida Eterna, jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatara da minha mão”. João 10:28)
Amigo leitor, vamos continuar examinando este impressionante verso de João 10:27. Até aqui pudemos ver que ver que as ovelhas pertencentes ao Aprisco Santo elas possuem vida, que é a vida Eterna, e que justamente pelo fato de elas possuírem vida, jamais irão perecer; jamais poderão ir para o sofrimento eterno. Foi o que pudemos observar na frase jamais perecerão eternamente.
Mas eu quero conduzir o amigo para a frase final desse verso lido onde o Senhor Jesus ainda declara de forma contundente: “E ninguém as arrebatará da minha mão”. Amigo, achegue-se mais perto dessas maravilhosas frase! Perscrute-a! Deixe que o Espírito Santo ilumine os olhos de seu entendimento! São tesouros eternos que o Espírito de Deus registrou inspiradamente! Foi o Deus que não pode mentir quem prometeu, quem falou, quem selou. O que é que o Senhor está falando? Ele declara que as suas ovelhas, o salvo, os comprados por sangue puro e imaculado; os eleitos de Deus, eles estão seguros em sua mão que ninguém pode arrebatá-las. É maravilha das maravilhas.
Amigo leitor, você é salvo? Espero no Senhor que esta declaração do Mestre chegue a fascinar o seu coração. O que Ele está falando aqui? Ele está apenas ampliando essa poderosa doutrina da segurança do salvo. No verso 27 pudemos ver como é que podemos saber que alguém é verdadeiramente uma ovelha pertencente ao Senhor: É alguém que ouviu a voz, através da palavra e agora segue o Senhor. No verso 28 passamos a vislumbrar a segurança dessas ovelhas. Elas têm agora vida eterna. Elas não podem, de maneira alguma ir para o inferno, e agora o mestre acentua a segurança de suas ovelhas; é posto em alto relevo a preciosidade das ovelhas suas. Enquanto os salvos estiverem andando neste mundo; vagueando por este vale em direção ao lar celestial, ameaçados, perseguidos, assediados pelo leão devorador, pelo mundo, pelos desejos e paixões carnais; em perigos e ciladas colocados no caminho; cheios de espinhos, de armadilhas de sofrimentos e dores mesmo assim, as ovelhas pertencentes ao Senhor estão seguros na mão do Senhor.
Em primeiro lugar quero aqui mostrar aos meus leitores, que a nossa visão humana não permite que vejamos as coisas assim. Quantos crentes em Cristo são levados pelas circunstâncias! Um dia estão lá nas alturas, outro dia estão lá nas profundezas. Um dia sentem que o Senhor está perto, ou dia já sentem que está longe deles. Vivem neste mundo dependendo de suas obras para percorrerem este vale de lutas e dores. Não entendem que são meras ovelhas. Acham que quando oram bonito, cantam fazem alguma coisa na vida religiosa, então o Senhor está com eles e está lhes aprovando. Ainda não chegou ao seu entendimento o que significa a gloriosa doutrina da graça. Caro leitor, aquele que salva o pecador da condenação eterna, é o mesmo que assegura perfeita segurança enquanto a ovelha aqui estiver neste vale. O que Ele fez com as suas ovelhas? Ele colocou todas na sua mão para protegê-las.
Amigo leitor saiba que, mesmo que você não sinta nada; mesmo que você pense que tudo está  indo mau com você; mesmo que as nuvens negras da maldade pairam sobre você; mesmo que as hostes infernais estejam formadas contra você, nada muda, nada mudará no tratamento desse Deus para com você. O que você pensa não é o que Deus pensa. O que você sente não vai mudar jamais o coração de Deus. É preciso ver as coisas do ponto de vista das promessas reveladas, e não do ponto de vista humano. Pode o homem mudar como sempre muda; pode o mundo agitar-se como o mar em tempestade, trazendo aflições e angústia ao coração temeroso; pode a morte estender a sua foice de crueldade e terror; pode os poderes das trevas arremessarem-se de forma cruciante no ataque de possuir e dominar cada vez mais este mundo, mesmo assim, nada mudará o Senhor; Ele é o mesmo, fiel, justo, e é aquele que não pode negar-se a si mesmo.
Em segundo lugar, vemos neste verso que há inimigos ferozes querendo arrebatar as ovelhas. O Senhor Jesus declara que ninguém as arrebatara de sua mão. Ora, se Ele falou que ninguém as arrebatara, é porque tem famigerados inimigos querendo apossar-se das ovelhas do Senhor. E quem são esses inimigos? Ah! Se eu pudesse enumerar as hostes espirituais da maldade as quais lutam incessantemente contra os remidos! Caro leitor, quando alguém é salvo Satanás perde um dos seus; um de seus filhos um dos seus escravos; o ladrão e salteador é despojado no seu reino! Quando alguém é arrancado das trevas para a luz, causa um terrível espanto no reino das trevas, deu motivo para uma terrível guerra, pois satanás foi derrotado; a luz venceu as trevas; o milagre do poder da graça foi realmente operante. Satanás agora se vê cercado no seu próprio território. Aqueles que antes eram seus servos, escravos, súditos que faziam a sua vontade, são agora servos de Deus, e instrumentos usados em suas poderosas mãos para destruir e aniquilar o reino maligno.
A presença de crentes, salvos, remidos neste mundo, é um terror para satanás; é uma ameaça para o seu reino. Ele é então o principal inimigo que lidera uma multidão de seus armados contra os santos do Senhor. Eles querem apoderar-se do salvo; eles querem destruí-lo. Mas o Senhor Jesus apresenta nesta frase, não a força das ovelhas; não o poder das obras humanas, mas sim o poder triunfante de sua graça. A segurança, do salvo contra satanás e seu exército está no Senhor Jesus.
É você outra ovelha Dele? Se for isso, então, saiba que Ele lhe colocou na mão Dele e quem é que pode lhe arrancar das mãos do Senhor? Entretanto, se você ainda não é salvo, é mister que saiba que está sem segurança alguma hoje pode se tornar ovelha Dele, e assim estar seguro para sempre.


BÊNÇÃO E MALDIÇÃO (4)



Então, olhando Ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” Lucas 6:20
POBREZA ESPIRITUAL
        Prezado leitor, no Velho Testamento, no livro do profeta Isaías tem um acontecimento que também explica o que significa pobreza espiritual. Envolveu a vida do próprio Isaías que naquela época deveria ter entre 16 a 20 anos. Conforme o cap. 6, aquele jovem teve uma visão da Glória de Deus, e esse acontecimento inusitado serviu como um preparo para que Deus mostrasse quem era o verdadeiro Deus de Israel em todo esse maravilhoso livro de 66 capítulos, contrastando assim com os ídolos tão buscados e venerados pelo povo de Israel naquela época. Ora, a visão de Deus foi algo aterrorizante na vida do jovem profeta. Ali ele pode saber a realidade do que significa na prática ser pobre de espírito. Isaías quando contemplou a glória de Deus foi como que rasgado e descoberto por dentro para ver os horrores de seu próprio coração corrompido pelo pecado, mas que até então estava encoberto pelo orgulho.
         Ali ele viu o que praticava com sua própria língua. Era um moço de um linguajar sujo, profano, malicioso, como ele mesmo afirmou: “Sou um homem de lábios impuros...” A visão da glória de Deus veio como um facho de luz para mostrar o horror de seu coração ante a majestade Sublime do Deus Santo, Santo, Santo. Foi ali que Isaías, não somente viu seus pecados, como também viu a situação social do seu povo. Ele disse: “Ai de mim, sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios...”.
         Prezado leitor, em poucas palavras esforcei-me para descrever ao seu entendimento o que significa ser “pobre de espírito” ao usar algumas ilustrações tiradas da própria Bíblia. A definição, portanto, é que uma pessoa pobre de espírito é alguém que enxergou a si mesmo conforme Deus mostra em sua palavra, e essa pessoa, perante Deus não está fugindo, encobrindo e silenciando o pecado na alma, mas está com a porta de seu coração completamente aberta para Deus, pronta para uma genuína confissão. Ela está caída, prostrada perante Deus; certamente é uma pessoa contrita e convencida que nada tem de recurso em si mesma, para achegar-se a Deus. Notemos bem que ela não está fazendo isso para chamar a atenção das pessoas, a fim de mostrar que é muito religiosa ou espiritual. Ela não está interessada em saber o que as pessoas pensam dela, mas sim triste e pesarosa pela sua situação de um pecador manchado pelo pecado, que Deus está vendo a sua triste condição da qual não pode escapar por si mesmo, e sem qualquer condição de achegar-se a Deus.
         Foi assim que Pedro, o pescador, viu a si mesmo quando percebeu aquele homem que mandou jogar a rede para o lado direito do barco era o próprio Messias. Pedro disse: “Senhor, afasta-te de mim porque eu sou um pecador” (Lucas 5:8).   Também, o Grande Deus afirma várias vezes em Sua Palavra que Ele é Deus dos contritos e quebrantados de espírito (Isaias 66:2). Vemos também essa verdade registrada no Salmo 51 quando Davi sentiu o quebrantamento do seu coração perante o Deus de toda Misericórdia.
         Eu sei quão difícil é levar esta verdade aos corações, mas simplificando, digo ao querido leitor que o Deus da bíblia é o Deus dos contritos, das almas que invocam o Seu nome para serem salvas. Essas são as pessoas pobres de espírito. Todos os que foram salvos experimentaram essa triste condição na alma. A provisão da cruz tem tudo para o perdido, inclusive a fé. O pobre pecador nada tem para dar a Deus, mas o Filho de Deus conquistou na cruz tudo para que a alma aflita possa achar esse grande Salvador.
         Amigo leitor, se esta meditação tem chegado ao seu coração, pode estar certo que o Deus da Palavra é o seu Deus. Pode estar certo que você é uma alma bem-aventurada. Cante, alegre-se no Senhor pela tão grande salvação! O Senhor afirma que pertence a você o Reino de Deus, e que não tem alguém tão privilegiado como você em todo universo.

         Dando continuidade a esse tema de BENÇÃO E MALDIÇÃO, procurarei ser o mais prático possível, pois a Palavra de Deus resulta no viver prático e suas doutrinas têm um efeito na vida de cada um de nós, porquanto nada pode estar encoberto perante o Senhor. Ora, se essas pessoas descritas por nosso Senhor como sendo espiritualmente pobres, noutra linguagem são os “mendigos espirituais”, é de se esperar que elas sintam falta, estão desprovidas de recursos espirituais. Temos que nos envolver com a Palavra de Deus para que descubramos quais são essas riquezas espirituais tão buscadas por aqueles a quem Jesus Cristo veio salvar e outorgar vida eterna.
                   FALTA VIDA. Obviamente falta aquilo que é principal - a vida. A própria Bíblia afirma que o pecado trouxe morte: “O salário do pecado é a morte...”. Essas almas possuem vida natural, mas aquilo que é da natureza alienada de Deus, produto da carne que não pode agradar a Deus (Romanos 8:8).  Sendo assim, elas desconhecem a Deus e estão distanciadas da glória de Deus e do Deus da Glória. Elas nada sabem em que situação o pecado colocou-as e quando ficam sabendo a respeito das perfeições de Deus descobrem que estão no pó e no desespero porque nada podem fazer por si mesmas para achegar-se a Ele. Querem subir, mas descobrem que só conseguem descer, como alguém que ao tentar escapar da areia movediça afunda ainda mais. Estão presas, emaranhada na rede do pecado da qual não conseguem escapar. Procuraram em todos os meios conseguir vida, mas era apenas ilusão; acharam emoções momentâneas, por isso gritam, clamam, choram, suspiram no íntimo como que perguntando: “Que faremos para herdar vida eterna?”
                   FALTA PAZ. Àquele que é espiritualmente pobre lhe falta paz com Deus e a paz de Deus. Procurou a paz que o mundo dá, através do conforto, da riqueza, da religião, das amizades, etc., mas percebeu que essa paz produzida aqui não somente era semelhante à fumaça que passa como também perigosíssima, porquanto não era a verdadeira paz proveniente de justiça e retidão exigidas pela justa lei. Não escondeu sua situação, mas lançou fora como trapo imundo aquilo que tanto as multidões buscam como se fossem verdadeira felicidade e paraíso desejáveis, para dar plena vazão a sua situação interior, porquanto sabia que dentro de si nada havia a não ser conflito e ininterruptas perturbações.
                   FALTA JUSTIÇA. Aquele que é pobre perante Deus sente falta de justiça, ou retidão. Ele tentou várias vezes buscar justiça na lei, obedecendo alguns detalhes da santa lei de Deus, mas ao tentar chegar perto das perfeições dela descobriu que não passava de um amaldiçoado, pois jamais conseguia cumprir as exigências e os rigores da perfeita lei. Ele vê que suas mãos estão manchadas (Salmo 24), que seus pés dispostos para correr para o mal, são inclinados somente para buscar aquilo que é transgressão perante Deus; sua boca está fechada (Romanos 3:20), afinal o que ele vai falar perante um Deus Santo? (Isaías 6). Ele sabe de sua condição de imundície (Isaías 64:6) e que Deus contempla sua situação espiritual, cheio de chagas purulentas da cabeça aos pés (Isaías 1). Talvez tentasse várias vezes usar as “folhas de figueira” a fim de expor perante Deus alguns traços de justiça própria, tentando fazer o melhor possível numa igreja, ajudando ao máximo as pessoas com obras de caridade, e procurando ter um elevado caráter perante a sociedade, mas já percebeu ser tudo inútil e desesperador, porque não pode esconder a realidade do seu coração da corrupção interior e do seu distanciamento de Deus. Sabe que a ira de Deus estava sobre si e que as flechas dos terrores de Deus estão sendo atiradas e não lhe atingiram ainda devido a misericórdia do próprio Deus.
                   Amigo, examine seu ser perante o Deus da Bíblia e veja se é você alguém espiritualmente pobre, porque é esse tipo de pessoa que Cristo veio buscar e salvar.