quinta-feira, 16 de março de 2023

ENOQUE ANDOU COM DEUS (13 de 13)

 

“Enoque andou com Deus até que não foi mais visto, porque Deus o havia tomado” (Gênesis 5:24)

A GLÓRIA DE ANDAR COM DEUS: “Deus o tomou para Si

       Todo convertido de coração sabe o quanto é maravilhoso andar com Deus, porque significa andar na luz. E andar na luz significa que não há mais insegurança porque a luz mostra tudo. Andar com Deus é trilhar o caminho da verdade, completamente diferente do que ocorre neste mundo enganador, onde homens e mulheres iludidos no pecado não percebem que escorregam para o juízo. Enoque percebeu o perigo onde estava, ignorou os favores passageiros do mundo e pela fé correu para Deus. Veja então que quando pela fé o homem passa a andar com Deus, o mundo com suas promessas terrenas perde o valor. Veja que Enoque perdeu na vantagem físico ele aparentemente saiu perdendo, pois viveu poucos anos, quando comparado com os anos dos outros. Mas quando Deus chama alguém para andar com Ele é porque Ele tem tesouros excelentes da eternidade. Viver mil anos no mundo é um tempo irrisório, quando comparado com os valores eternos que aguardam os santos.

       Mas, acima de tudo o valor maior é e será somente Deus. O tesouro da salvação é Cristo. Ele é apresentado como justiça, santidade, sabedoria, redenção para o crente. O Noivo supremo é para a noiva infinitamente melhor que tudo que achamos de tesouros nos bens terrenos. Quando Paulo conheceu seu Senhor, eis que toda sua vida ganhou uma dimensão de glória. Paulo não ficou interessado meramente no céu, mas sim em Cristo. Para Enoque, o andar com Deus no mundo foi algo tão incomparável que tudo o que havia recebido de um mundo aparentemente próspero perdeu todo valor. Ele ganhou Cristo, pois nele achou refúgio seguro, paz, alegria, riquezas eternas e felicidade que vai além, transformada em regozijo e gozo.

       Será que os crentes modernos podem entender o que os santos do passado entenderam? O evangelho moderno promete uma salvação sem que conheça o Salvador. Tudo passa a ser uma fé abstrata, impessoal e não um encontro maravilhoso de um abraço com beijo de perdão, purificação, justificação e santificação. O evangelho moderno mais parece uma troca de favores, um “toma lá, dá cá”. Mas o evangelho bíblico é Deus chamando pecadores da morte para a vida; é Deus em ação buscando um perdido para toma-lo para Si. Salvação é Deus dizendo ao perdido: Hoje mesmo estarás comigo...”. Na salvação bíblica é o homem saindo do ambiente de escravidão para conhecer o Deus de amor que se tornou homem por amor ao homem. Que relacionamento”

       Também, no andar com Deus tudo será achado nesse tesouro, no próprio bem amado da alma, assim como uma noiva quer sentir-se amada do noivo, trazendo-lhe carinho e segurança. Assim, tudo o homem que achou salvação em Deus vai achar nele tudo o que tanto sua alma buscou. Além disso, a graça faz do homem que anda com Deus uma preciosidade para Deus. Andar com Deus é imitar Cristo, a preciosidade de Deus, porque a escolha do Pai na eternidade foi feita em Cristo, para que o crente fosse também amado o próprio amado.

Andar com Deus é marcar o mundo com a justiça perfeita de Cristo. O que o mundo jamais quer ver, ele pode ver no crente: “Cristo em vós”. Os santos foram feitos justiça de Deus (2 Coríntios 5:21) e ver Jesus no crente é algo que faz o mundo transbordar de ódio. O mundo sempre espera que a notícia acerca de Jesus é que Ele está morto, mas não é isso o que ocorre, porque a vida de Cristo é vista no próprio modo de vida do crente.

A diferença será mostrada no fato que as alturas da comunhão será a felicidade no homem interior, por achar em Deus tudo o que a alma precisa. A fé faz o homem andar com Deus até que o homem tenha nele o perfume do céu. O trabalho da graça no homem que Deus chama para andar com Ele vai infinitamente além do entendimento. Aquilo que é uma preciosidade da graça, é um tesouro que Deus quer com Ele. Deus faz com que o homem que Ele chama na salvação seja transformado num cidadão do céu e nunca mais da terra. Isso é tão precioso para Deus que Ele chama esses tesouros da graça para habitar com Ele, por isso Ele tomou Enoque para Si e incrivelmente fez isso com o ladrão que no episódio da crucificação foi salvo. A glória eterna é a herança de todos os salvos.

      

 

 

 

Nenhum comentário: