terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

QUAL É A MAIOR GLÓRIA? (5)


“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9:23, 24).

A Glória De Ser Forte. “A paixão da carne”

        Após tratar sobre a sabedoria do homem como sendo loucura para Deus quando está fora do seu devido lugar, precisamos ver o que aparece em segundo lugar no texto: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força...”. Visto que foi Deus quem nos dirigiu tais palavras, vale a pena examinar de perto o que isso significa para nós num sentido realmente prático. Notemos bem no texto que Deus não está condenando a força física, mas sim o perigo de gloriar-se nisso: “Não se glorie...”. Gloriar significa que a pessoa confia em sua força ou mesmo na força de outros. É mais do que a questão física, mas sim um ajuntamento de habilidades e de recursos. A força é aquilo que uso a fim tornar minha defesa e ataque. Nos dias de Isaías Deus mostrou que Israel tinha confiança em suas estratégias de defesa contra os inimigos, pois confiavam nas barricadas e outros meios de defesa contra os inimigos, mas não viam que o perigo vinha de Deus (Isaías 22). Foi assim nos dias do rei Uzias, pois confiou em sua capacidade, desafiou Deus e de repente foi derrotado pela terrível lepra (2 Crônicas 26). Foi assim com o perverso rei Acabe, pois confiava plenamente no grande número de falsos profetas que o cercavam para dizer-lhe sempre que ele seria bem sucedido em tudo, mas foi terrivelmente derrotado pelo exército dos siros (1 Reis 22). Poderia ampliar aqui o número de ilustrações, a fim de mostrar o quão perigoso é quando os homens confiam na sua força.

        Visto que o perigo está em gloriar-se na força, então devemos saber como isso acontece. Sem dúvida esse gloriar refere-se a atitude de incredulidade; é a arte de desprezar Deus e passar confiar em si mesmo. Para os crentes isso é demasiadamente perigoso. Foi isso o que ocorreu com o rei Asa, um homem de Deus, um bom e respeitado rei que passou pelo trono em Jerusalém (2 Crônicas 14,15 e 16). Tudo estava bem e com sucesso espiritual, até que o rei Asa, ao invés de confiar em Deus para vencer o exército Siro, pagou para o rei de Israel vir lhe socorrer. Que loucura! Maldito o homem que confia no homem! Não é nossa tendência fazer assim? Não é nosso costume olhar as aparências e buscar socorro num visual bonito e pujante? Não foi assim com Israel que olhou para Saul e o viu em sua altura e beleza de rosto, para declarar que aquele deveria ser o rei de Israel? (1 Samuel 9). Não foi assim até com o profeta Samuel, o qual olhou enganosamente para os fortes filhos de Jessé e achou que um deles seria o rei de Israel? Mas Samuel ficou sabendo da boca de Deus que Ele não vê a aparência, mas sim o coração (1 Samuel 16),  

        É impressionante o curso que o homem toma no pecado quando desdenha de Deus e buscar as vaidades deste mundo passageiro! Ao abandonou o Deus da bíblia tudo à frente e ao derredor se transforma em vaidades. Passei a confiar no poder do homem, imediatamente entrou no caminho maldito, cheio de perigosas armadilhas. Estamos vivendo esses dias, quando a multidão quer novidades, quer dar impulso às suas paixões, quer mais do mundo, quer mais sensações na vida. Hoje estão à procura de novidades e as coisas antigas, as veredas traçadas pela palavra de Deus nada têm de atração para os homens. Satanás ocupou o espaço e chama homens e mulheres a uma perspectiva de vida melhor criada por um mundo globalizado, isto é, todos pensando a mesma coisa. Os caminhos santos de justiça, pureza, submissão ao reino de Deus, respeito e amor, tudo isso tem sido abandonado. Os salvos buscam força na alegria que vem do Senhor. O que é o pecador? Um fraco que é mais frágil que uma lesma. O pecador só reconhece essa condição quando Deus mostra, porquanto se persistir, até mesmo no inferno ele há de achar que ainda é forte para desafiar Deus.

Nenhum comentário: