sexta-feira, 14 de março de 2014

GRAÇA IRRESISTIVEL (6)





DEFINIÇÃO DE GRAÇA IRRESISTÍVEL

Eles desafiam também a onipresença de Deus, entendendo que Deus nada vê do que eles estão fazendo às escondidas, crendo que estão sozinhos e que nada haverá de punição contra os seus erros. Eles desafiam a onisciência de Deus, achando que Deus é um ser que está evoluindo e aprendendo como os homens. Nada podem saber quanto a um Deus que sabe de todas as coisas, e até mesmo antes que suas palavras saem de suas bocas, Deus já as conhece todas. Eles resistem a verdade de Deus; eles dão as costas para a verdade que pode libertar, preferindo a injustiça. Estão prontos para dizer “amém” para as mentiras deste mundo e abraçam  tudo isso como se fosse verdade. Eles também resistem a justiça de Deus, porquanto não podem aceitar as perfeições de Deus, procurando estabelecer a justiça deste mundo em lugar da justiça celestial, além do fato que estão todos voltados contra os verdadeiros crentes, aqueles que neste mundo exibem a justiça de Cristo. Eles também resistem a santidade de Deus, porque amam e preferem o pecado, e jamais podem aceitar a idéia de um Deus perfeitamente puro que não pode tolerar o mal; assim eles estabeleceram um deus segundo a imaginação de seus próprios corações, um deus que esteja plenamente de acordo com seus maus caminhos.
Será que os homens resistem a Deus? Sim! Eles resistem a idéia de um paraíso celestial, a nova Jerusalém, porque amam e estão apaixonados por este paraíso terreno, transitório, enfeitado de tudo aquilo que  atrai as paixões de seus olhos, os famigerados desejos da carne, e ainda fomentam a idéia que subirão cada vez mais a um alto grau de deidade humana. Eles resistem a realidade do inferno, porque preferem sustentar a mentira colocada em seus corações que o inferno é aqui mesmo. Assim entram em contradição, porquanto chamam o paraíso terreno de céu e ao mesmo tempo de inferno.
Será que os homens resistem a Deus? Resistem sim! Resistem ao evangelho bendito, porquanto a mensagem da cruz é loucura para a sabedoria terrena deles, e assim fabricam o evangelho deles, que é segundo o coração humano. O evangelho da glória de Cristo cheira mau como se fosse um veneno para eles. Assim é o quadro apresentado na Bíblia em relação aos homens e assim eles prosseguem em sua jornada pelo caminho de trevas, aumentando mais e mais a ira de Deus.
      Então, prezado leitor, quando estou tratando aqui sobre o assunto dos homens resistirem a  Deus, apenas apresento o estado natural e mórbido de todos os seres humanos caídos em Adão. Eles irão continuar resistindo a Deus, e nada pode mudar o triste estado normal de seus corações. Mas o que venho apresentar a todos aqui é sobre a GRAÇA IRRESISTIVEL.
Não vou tratar sobre a lei irresistível, porque não existe isso. Todos os homens resistem à lei de Deus. Não vou tratar sobre a justiça irresistível, porquanto todos os homens em Adão resistem a justiça de  Deus preferindo a injustiça. (Romanos l:18). Tampouco, vou tratar aqui sobre a verdade irresistível, porquanto o homem em seu estado natural vai resistir a verdade, preferindo de coração a mentira.(João 8:44). Também, não vou falar aqui sobre o irresistível Espírito Santo, porquanto é óbvio que todos os homens em seu estado natural resistem sempre ao Espírito Santo (Atos 7:51) O que passo a tratar aqui é sobre GRAÇA IRRESISTIVEL. A graça de Deus sempre foi e sempre será irresistível, simplesmente porque é graça.
Nesta série de mensagens mostrarei pelas Escrituras o que significa o Assunto Graça Irresistível. Creio que não tenho uma melhor maneira de explanar a esse respeito, senão mostrando nas vidas de algumas pessoas nas Escrituras, o trabalho glorioso da Graça.
O Espírito Santo fez com que ficasse registrado, especialmente no livro de Lucas alguns exemplos do poder atuante da graça desse Deus em algumas vidas, a fim de que ficássemos sabendo, que é exatamente assim que Ele opera em todos quantos Ele vai salvar. Ele não opera da mesma maneira em todos. A maneira que Ele atuou na vida de Zaqueu foi usando circunstâncias diferentes da que Ele usou para salvar Saulo de Tarso. O que importa é que o poder atuante é o mesmo em todos.

Nenhum comentário: