quinta-feira, 31 de março de 2016

AQUELES QUE POSSUEM VIDA ETERNA (7)




“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna. O que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
O QUE SIGNIFICA CRÊ NO FILHO.
        Caro leitor venho afirmar ainda mais, que o próprio texto mostra com clareza a fé genuína é um ato contínuo: “...quem crê...” e não “quem creu”. A fé verdadeira não nasce hoje para morrer amanhã; não surge como um fogo de palha; não é apenas uma manifestação instantânea no coração, a fim de marcar o homem como tendo direito ao céu. Muitos pensam que é assim que funciona a fé cristã. Mas a fé verdadeira ela entra em cena no viver para ser perseverante até ao fim.
        Veja bem caro leitor que a fé entra em cena para mostrar que a pessoa de fato tem a vida eterna: “...quem crê tem a vida eterna...”. Está declarando que a viva fé sinaliza que essa pessoa é realmente nascida de novo e que agora tudo em seu ser funciona para Deus, assim como Lázaro passou a viver para suas irmãs e para a sociedade. Também, posso afirmar que sendo a fé verdadeira uma clara demonstração de vida celestial, eis que ela mostrará crescimento: “...de fé em fé...” (Romanos 1:17). Vejo que muitos que começam a vida cristã, não passa muito tem e tudo murcha, perdendo o vigor que tivera no começo; perdendo o interesse pelas coisas eternas e voltando aos desejos antigos pelo mundo e pela carne.
        É claro que acontece isso com verdadeiros crentes, pois já vi acontecer isso com muitos, mas logo a fé verdadeira que parecia ter sido sepultada na lama deste mundo, ela se desponta e aparece para mostrar estar mais viva do que nunca. Conheci uma irmã assim, ela era firme e forte na igreja; suas orações mostravam o quanto era fervorosa. Mas logo vi que ela estava retornando ao mundo, que o fascínio da carne o atraiu e que satanás conquistou essa alma para si. Mas estávamos orando por ela e o poder da graça fez com que a fé genuína prevalecesse e ela retornou ainda mais firme ao caminho estreito.
        Também, posso afirmar que a fé perseverante é necessária para que o salvo venha a enfrentar os perigos na jornada rumo ao céu. Não precisa de fé para andar no caminho largo, pois este caminho é tranquilo, calmo e cheio de atrativos. O homem desce para a perdição como um carro desce uma ladeira sem precisar de combustível, apenas atraído pela força gravitacional. Mas não é assim com o crente, pois pelo poder da fé ele caminha, marcha triunfante sobre a carne, o mundo e o diabo. Tudo agora é visto com clareza; tudo agora funciona mediante o poder de Deus no viver; tudo agora está embasado na conquista do Senhor Jesus na cruz, a fim de que Seus santos possam prosseguir.
        Mais do que isso, a fé mostra que há um novo homem vivendo agora e que tudo nele funciona, com plena saúde espiritual. Quando a vida eterna brota num coração, nada será defeituoso. Não têm no reino de Deus crentes cegos, surdos, mudos e paralisados. O novo homem em Cristo é perfeito e caminha para a perfeição total. Toda fraqueza dos santos está no fato que eles ainda habitam nesse corpo que não passa de ser um montão de fraqueza. Por essa razão a fé é cultivada dia a dia no poder da Palavra; ele é renovado dia a dia, com o novo homem sobrepujando as velhas carcaças que ainda restam do velho adão. Um perfeito e seguro caminho foi aberto para o céu e não há quem possa destruir tal caminho.
        Caro leitor, essa é a sua fé? Estou mostrando em Palavras o que você pode curtir dia a dia? Se é assim, então afirmo com segurança que você tem vida eterna; que você é um cidadão do céu; que você é imbatível na jornada para o lar e que você faz real diferença daqueles que descem a correnteza deste mundo, rumo à perdição eterna. Que tão grande salvação!

A VERDADE DA ELEIÇÃO (17)




        “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Amado leitor, como me sinto tão pequeno para tratar de um tema tão grandioso! Mas, mesmo assim quero examinar o texto, a fim de mostrar aos meus leitores que esse assunto vem de Deus; que nessa escola da graça o professor por excelência é o próprio Espírito de Deus, e que nós,  pobres e iletrados no tocante as verdades eternas, devemos sim nos humilhar, a fim de que o nosso Senhor venha nos ensinar Seus eternos segredos.
        Estou preso ao verso 8 do cap. 11 de Romanos: “...olhos para não ver e ouvidos para não ouvir...”. Essa é terrível verdade de como Deus operou endurecimento no Israel incrédulo e arrogante, da mesma forma que Ele operou endurecimento no coração do soberbo monarca egípcio – Faraó. Também, estou certo que da mesma maneira Ele opera endurecimento hoje, e está fazendo isso aqui no Brasil e no mundo. O mesmo Deus de compaixão é o Deus tranca a porta do coração do soberbo, daquele que ousa brincar com Deus. Então, é necessário que pecadores se humilhem já perante as Palavras do Todo-Poderoso, e que homens e mulheres cheguem a clamar e invocar Seu santo nome em sincero arrependimento.
        Já pudemos ver sobre “...olhos para não ver...”. Agora veremos sobre “...ouvidos para não ouvir...”. O que é normal, agradável e motivo de satisfação para o homem natural, eis que Deus coloca apenas como decoração. Que grave situação, pois é assim que vemos, homens e mulheres tendo olhos e ouvidos, tudo funcionando bem entre os homens, todos aparelhados para esta vida aqui, mas já caracterizados por Deus como instrumentos imprestáveis, da mesma maneira que olhos e ouvidos de uma estátua para nada prestam, a não ser como apenas decoração. Para que serviriam os olhos e os ouvidos da mulher de Ló uma vez que ela se tornou uma estátua de sal?
        Meditemos um pouco mais sobre isso. Veja bem que Deus fez os ouvidos com a finalidade de serem usados para ouvir. Mas, a verdade mais solene acerca desse órgão de audição é que eles funcionam como a porta da alma. Deus utiliza os ouvidos dos homens, a fim de que por eles Deus comunique a mensagem do evangelho: “...quem ouve a minha palavra...” (João 5:24); “...a fé vem pelo ouvir...” (Romanos 10:17). A alma bem-aventurada é aquela que agora pode ouvir o doce chamado da graça, o Senhor e Salvador dizendo: “vinde a mim”, ou “segue-me”. Mas o fato é que quando Deus simplesmente fecha essa porta, eis que ela jamais será aberta.
        Amado leitor, é triste dizer isso, mas o fato é que milhares estão nessa condição de terror; milhares estão agora condicionados apenas a ouvir os sons deste mundo e os sibilos da serpente; milhares agora estão fixados a esta vida apenas; para Deus estão como que defuntos num caixão, prontos para a sepultura. Para milhares o próprio Deus já ordenou que sejam como árvores cortadas pela raiz; que em suas frontes e em suas mãos esteja o número da besta. Você pode chegar para eles, gritar aos seus ouvidos, tentar persuadi-los ao arrependimento e à fé em Cristo, mas o fato é que seus ouvidos estão simplesmente tapados, pois não podem mais ouvir.
        Mas você pergunta por que Deus faz assim. Ele faz porque é soberano Senhor, aquele mesmo que usa de compaixão com muitos, mas que também endurece a quem lhe apraz. Essa é Sua soberana atividade em levantar alguns e tombar outros. Os que realmente entenderam que foram chamados pela graça, tais almas estão cheias de alegria e de santo temor, pois foram alvos do amor eterno desse Deus. Prostremo-nos perante Ele e adoremos a esse Senhor, dando-Lhe graças e glória por essa tão grande salvação.










quarta-feira, 30 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (16)




“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Amado leitor, nem podemos imaginar a situação daqueles que são entregues a si mesmos, sob o poder do endurecimento do coração. Foi assim que Deus fez com o Israel rebelde, e é assim que Ele o faz com todos quantos revelam a incredulidade do coração e afastamento da verdade do evangelho santo. Essas atitudes apenas mostram o quanto o Senhor é poderoso para tornar o homem prisioneiro do seu próprio coração e nessa prisão jamais poderá sair. Veja que para isso o Senhor tem Seus instrumentos para execução de seus atos punitivos, justos e santos, como vemos que Ele envia um espírito de engano. Foi exatamente isso o que ocorreu com aqueles líderes religiosos nos dias de Estevão, quando aquele homem de Deus, cheio de coragem não hesitou em denunciar que eles eram rebeldes contra o Espírito Santo e carregados de culpa por conhecerem a verdade e rejeitar tal verdade (Atos 7:51-53.
        O que devemos fazer diante desse fato? Não é para que todos nós prostremo-nos em santo temor perante esse Deus? Não é fato que temos de pregar essas verdades em nossos dias? Não é verdade que os homens modernos ousam viver divertindo e fazendo palhaçada com o nome do Senhor? Então, o momento agora urge que proclamemos o fato da eleição; que anunciemos com vigor que esse Deus que usa de compaixão com milhares, é o mesmo Deus que endurece corações, cega os olhos e coloca assim homens e mulheres nesse estado mórbido para sempre?
        Mas precisamos ver os resultados disso, porque o texto de Romanos 11 é completo na sua exposição: “Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje” (Romanos 11:8). O que vemos é que o endurecimento causa um terrível torpor na alma, o que na realidade é uma atitude de completa indiferença para a verdade revelada por Deus em Sua Palavra. Então, o que acontece no aspecto físico é passado para que entendamos bem o que ocorre no homem interior: “...olhos para não ver e ouvidos para não ouvir...”. Não é uma triste notícia? Eis aí a mais terrível cegueira e surdez que existe: a cegueira e surdez espiritual. O que adiante ser sadio, forte e completo fisicamente, quando o coração é cego e surdo?
        Vamos examinar um pouco mais a fundo essas verdades. Na cegueira espiritual, o homem endurecido jamais conseguirá ver as realidades eternas; jamais poderá entender a realidade da glória Daquele que fora enviado do céu à terra para ser o Salvador e Senhor; jamais entenderá os planos gloriosos da tão grande salvação; jamais compreenderá as maravilhas da eternidade. Mesmo que tudo for feito e exposto perante seus olhos, mas ele é um cego. Veja o quanto o Senhor demonstrou Sua glória perante os olhos dos judeus; veja o quanto eles não tinham qualquer desculpa de ignorar o fato que perante eles estava o Filho de Deus. Mas não passavam de cegos. Seus olhos contemplavam aquilo que desejavam ver segundo a carne. Queriam espetáculos, queriam prazeres; anelavam ver um mundo melhor, cheio de riquezas e prosperidades em todo sentido.
        Eles jamais poderiam ser chamados de “Bem-aventurados”, porque seus olhos contemplavam a realidade das coisas. Não! Eram todos cegos e provaram isso em seus atos perversos. É assim que muitos estão neste mundo; é essa a condição de milhões de homens e mulheres, os quais foram endurecidos por Deus para nunca, jamais crerem. Não é motivo de nosso choro? Não é motivo para que nossos corações fiquem comovidos por eles? Amigo, eis aí o Deus que opera segundo Sua graça, mediante os planos feitos na eternidade.

AQUELES QUE POSSUEM VIDA ETERNA (6)




“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna. O que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
O QUE SIGNIFICA CRÊ NO FILHO.
        Amado leitor, continuo em meu esforço para mostrar a todos o que realmente significa crê no Filho de Deus, a fim de que vejamos a nítida diferença entre a falsa e a genuína fé que demonstra vida eterna. Cuidemos bem e examinemos nossa fé à luz das Sagradas Letras, a fim de que não sejamos ludibriados pelo pai da mentira, com tantas fórmulas religiosas que Ele tem usado nestes dias maus, a fim de manter os pecadores encarcerados em seu programa enganador neste mundo.
        Posso afirmar também, que a fé genuína é um ato de um relacionamento singular. Aquele que crê de todo coração, certamente há de fitar apenas o Filho de Deus. A fé não se curva para dois senhores, assim como os Samaritanos serviam ao Senhor e ao mesmo tempo serviam seus ídolos. Você lembra dos judeus nos dias do Senhor? Eles criam em Jesus, viam seus atos maravilhosos e acreditavam que Ele era de fato o Filho de Deus, mas o crê deles mostrava que seus corações eram dúbios, pois não confessava ao Senhor, com medo dos líderes religiosos (João 12:42).
        O verdadeiro crê leva o pecador a mirar seu Salvador e Senhor; o verdadeiro crê desliga o coração de Maria, de qualquer sacramento enganador, de qualquer confiança nos homens, nos santos. Enfim, todos os mediadores terrenos são lançados fora, a fim de que a alma descanse apenas Naquele que é o Cordeiro puro e santo, enviado pelo Pai, a fim de trazer perfeita salvação. Ora, a Palavra de Deus usa linguagem que descreve a pureza e singularidade desse crer. Cristo será buscado pelo que crê, assim como um sedento busca água para sua sede; será buscado como um faminto clama por um pão, a fim de acabar com sua fome; como um prisioneiro que clama por libertação e como um perdido que anseia achar o lugar de escape.
        Isso significa que a Palavra de Deus em nada dá margem para esse crer ecumênico, ligado ao sistema religioso dessa grande meretriz mundana, a qual mostra suas reais intenções nestes momentos finais, quando satanás ousa explodir sua perversidade no mundo. Paulo seria bem aceito no meio religioso, caso ele se calasse e não revelasse a sua fé apenas no Senhor. Estevão não seria morto, caso negasse defender sua fé perante aquelas autoridades da religião judaica (Atos 7). A fé que revela a vida eterna é assim, pura e cristalina; é assim cheia de uma confissão de uma aliança com Aquele que amou o perdido e provou esse amor ali na cruz.
        A fé verdadeira é diametralmente oposta a essa “fé evangélica” de nossos dias, tão acalentada pelo mundo; tão bem aceita pela multidão que odeia o Senhor da glória. A fé moderna chama é poderosa para erguer do pó todas as mentiras religiosas, que até pouco tempo atrás não se ouvia falar delas. Elas se ergueram para saudar essa fé tão popular e dizer que todos são um, que todos creem no mesmo Deus, e que todos vão finalmente para o mesmo lugar no céu.
        Olhe a multidão que afirma crê em nossos dias; veja como a fé evangélica moderna tem muita afinidade com o pecado. Veja como nada há de ódio contra a iniquidade; veja como amam o mundo, como negam a Cristo no viver, como estão sempre buscando o conforto daqui, como odeiam a auto negação, como recusam santidade de vida. Enfim, a fé moderna nada mostra de vida eterna; é algo morto e enfeitado com as flores da religião supersticiosa deste mundo que jaz no maligno; é apenas o positivismo sem qualquer fundamento da cruz, nada firmado nas Escrituras Sagradas.
        Meu amigo, se essa é a sua fé, então corra agora mesmo desse perigo; fuja para Cristo e escape já da ira de Deus que paira sobre os impenitentes neste mundo.

terça-feira, 29 de março de 2016

AQUELES QUE POSSUEM VIDA ETERNA (5)




“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna. O que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
O QUE SIGNIFICA CRE NO FILHO.
        Amado leitor, o que realmente significa crê no Filho de Deus para ser salvo? Uma vez tirada toda e qualquer confusão, importa que avaliemos o crer conforme a própria palavra de Deus e não segundo aquilo que nós pensamos. Sabemos que nem todo crer é manifestação de vida eterna, porque se fosse assim, os demônios estariam declarando que possuem vida eterna, porque eles creem em Deus. Simão também abraçou a fé cristã, foi batizado, mas na realidade não passava de um oportunista, com seu coração inflamado de ávidos desejos por dinheiro. Por essa razão devemos mobilizar-nos na busca pela verdade, a fim de que não sejamos enganados, nem pela carne, nem tampouco pelo mundo.
        O verdadeiro crer no Filho é um ato de obediência do coração, que move o homem em direção à verdade bíblica. Aliás, nós já sabemos que Deus requer o coração, porque Ele vê o que acontece ali. Quando o eunuco reconheceu a verdade, conforme foi explicado por Filipe, eis que imediatamente quis ser batizado, porque creu de todo coração (Atos 8:37). Aquele homem tinha seu ser totalmente dominado pela verdade que lia a respeito do Senhor Jesus, no livro de Isaías. Caro leitor, a fé verdadeira está intimamente ligada à Palavra de Deus; a Bíblia é o lugar de repouso da fé; é a fonte de bênção para aquele que ama conhecer a verdade; a palavra de Deus é o lugar o pecador que crê pode respirar a doce atmosfera das regiões celestes. Qualquer fé que foge das Sagradas Letras, não é a fé verdadeira, mas sim atitude corrompida do coração.
        Também, essa fé que se fundamenta na verdade bíblica, ela mostra ser de fato real porque se manifesta numa genuína confissão. É impossível conhecer o pecador sem abrir a boca em santa confissão. O pecador vê pela fé seu Salvador, e quando isso ocorre eis que ele abre a boca para confessar seus miseráveis pecados. A fé não pode conservar seu ser dominado pelo engano do pecado; não pode mais conviver com seu antigo modo de viver, nem pode estar de mãos dadas com suas iniquidades. Por esse fato há de confessar, vai ter sim, seu coração aberto e tudo descoberto perante Aquele que veio ao mundo para lhe conceder a salvação. Quando Deus se manifesta para salvar o pecador, eis que o pecado se manifesta em confissão (1 João 1:9).
        Também, é claro que tudo isso mostra o real arrependimento por parte daquele que realmente crê no filho. O arrependimento é mais poderosa bênção que um homem pode ter, porque vem de Deus ao seu coração. O arrependimento é o único poder capaz de levar o homem a ver toda sua vida e seu caminho por onde passou, com profunda tristeza em seu coração. O arrependimento é como se o homem estivesse indo ao passado para passar varrer da sua vida de outrora todos os males praticados. O arrependimento é o poder da deriva-se da graça, a fim de que o homem possa caminhar doravante pelo caminho certo da conversão a Deus (Atos 3:19). O arrependimento é a demonstração vívida no salvo de como o sangue de Cristo sanou de uma vez por todas com todas as iniquidades e que agora marcou um novo viver e novo caminhar por veredas santas.
        Meu amigo, você pode conhecer o que significa o que crer que demonstra que a pessoa tem a vida eterna? Sua vida prova que houve esse derramamento de arrependimento em seu coração? Seu modo de andar, de falar, de pensar, tudo de comum acordo com a Bíblia, mostra que você de fato se converteu e que agora anda para o céu? Examine bem, porque se houver essas maravilhas em seu viver, é certo que você tem a vida eterna e que caminhar triunfalmente para a glória eterna.