segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (11)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL E ATRAI SEUS ADVERSÁRIOS PARA ARMADILHAS. Romanos: 11
        Caro leitor, quão importante é que os homens modernos saibam aquilo que foi revelado na Palavra acerca de Deus. Todo objetivo é trazer temor aos pecadores, levando-os a entender que ninguém pode brincar com Deus e ainda passar ileso, impune. Também é para que todos saibam a diferença entre esse deus popular tão apregoado hoje no Brasil e o Deus que Se revelou em Sua Palavra. Mas, tem outro objetivo mais excelente, o de fazer o povo de Deus um povo forte, porque é assim que o povo salvo se torna quando passa a conhecer melhor o seu Deus (Daniel 11:32).
        Prossigo para mostrar ainda que Deus cria o mal endurecendo os corações dos homens, tornando-os ainda mais arrogantes e prepotentes. Que notícia! Muitos pensam que é o diabo quem faz isso, mas a verdade é que é Deus: “Logo, Ele tem misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz” (Romanos 9:18). Eu sei que quando os homens estão nessa condição tão perigosa e letal, não espero outra coisa senão que ele há de zombar de Deus e ignorar todas essas verdades. Mas não importa, porque o que há de prevalecer é a Palavra de Deus. Ora, Deus tem ao Seu dispor tudo para usar em tornar o coração do homem ainda mais embrutecido contra Ele.
        Nota-se que foi isso o que ocorreu com Faraó, pois à medida que os avisos por meio das pragas foram chegando, dava a impressão que Faraó se subordinaria facilmente às ordens do Altíssimo. Mas não foi assim porque Deus já havia avisado a Moisés que Ele mesmo lidaria com o coração de Faraó, como se estivesse domando um leão. Aos poucos se percebe que Deus mesmo estava trancafiando a porta daquele coração por fora e que por dentro Faraó rugia de ódio movido pelo intenso orgulho do pecado.  Até que finalmente sua própria soberba foi o laço que Deus usou para amarrá-lo e finalmente lançá-lo no mar vermelho, onde foi sepultado.
        Oh! Que caminho tão perigoso tomam os homens! Quantos partiram para a eternidade porque de repente se viram imobilizados por Deus! Quantos perceberam tardiamente que estavam amarrados em suas bocas, pés, mãos e olhos, sem qualquer capacidade de reagir para continuar em seus trajetos pecaminosos! Quem faz isso? O Deus que cria o mal: “...eu faço a paz e crio o mal...”. Então meu amigo, cuidado quando seu coração se acha arrogante, achando que pode escapar por si, que você é forte e imune aos perigos. Cuidado quando você se acha com saúde, cercado de amigos e vendo seus caminhos abertos à sua frente. Lembre-se que nesses caminhos tão belos e atraentes aos olhos e à carne que Deus cria o mal, tornando esses lugares escorregadios: “Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição” (Salmo 73:18).
        Quantos homens e mulheres ouvem a verdade, ficam conhecendo as realidades dos santos juízos de Deus, mas mesmo assim se revoltam contra o caminho da salvação e recusam obediência ao Filho de Deus! Mesmo que eles se distanciem da misericórdia, não sabem, entretanto, que o Deus de juízo está perto. Se não querem prostrar perante a luz da verdade, certamente vão a qualquer momento tombar no caminho que para eles parecia tão seguro e certo.
        Meu amigo, quero lhe encorajar a se humilhar perante Deus agora; quero que você deixe a loucura de ignorar a verdade, só porque não quer ouvir e obedecer a voz do Salvação e aceitar essa salvação. Alguns dizem que vão esperar Deus tocar em seus corações. Quanto engano! Se a Palavra da verdade não for ouvida é sinal que a alma está adentrando-se à densa escuridão e a soberba do pecado está enfeitando o viver. Deus só toca no coração mediante a luz da verdade, caso contrário a cegueira será pior a cada dia.

UM POVO VITORIOSO (9)




“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4)
DEFININDO BEM NOSSA ARMA:  “A nossa fé”
        Caro leitor, se você nasceu de novo, quão grande é sua fé! Aquele que em você começou a grande obra, certamente há de completá-la. Então, caro irmão, agora é seu trabalho crescer na fé, tornar forte suas mãos e braços espirituais, renovar sua mente na graça e avançar em forças no conhecimento do seu Senhor e Salvador. Parece que os crentes de hoje estão como que, com o “freio de mão” puxado e por isso não avançam contra o mundo e contra o pecado. Parece que essa atmosfera de tranquilidade e sono tomou conta do povo eleito e quão difícil tem sido acordar o povo de Deus para os perigos que nos cercam.
        Mas quero encerrar meus breves comentários em torno desse texto. Por que os nascidos de Deus vencem este mundo? Por que somente eles foram chamados para essa tão gloriosa conquista? Afinal, o povo de Deus é em sua maioria composto de pessoas simples, nada tendo daquilo que o mundo compreende por força. Aparentemente os santos de Deus nada têm que venha causar qualquer terror contra este sistema satânico. Mas eu venho mostrar que o povo de Deus sempre foi assim, frágil, débil, sem qualquer defesa pessoal, porque suas armas são diferentes. Foi assim que a igreja primitiva espantou o mundo daquele tempo.
        Então, a primeira resposta aparece para afirmar que o povo de Deus não é mais um povo daqui; os crentes são pessoas livres, porque toda tirania do pecado, do mundo e da morte foi arrancada deles mediante a salvação perfeita e santificadora de Cristo. Noutras palavras, os crentes foram aqueles que conheceram a verdade e essa verdade os libertou (João 8:32). Sendo assim, o povo salvo é um povo livre num mundo de escravidão. Aparentemente não, porque parece que os mundanos que estão soltos, livres como gazelas no campo, enquanto os crentes estão aprisionados e cercados sem qualquer esperança de liberdade em viver a vida que este mundo oferece. O mundo para os crentes é um lugar de aflição, perseguição por causa da justiça e por amor a Cristo e nosso Senhor orientou Seus discípulos quanto a isso em João 16.
        Mas o fato é que os crentes só podem ser entendidos à luz da revelação bíblica, caso contrário tudo se perde naquilo que é lógica humana. A liberdade dos salvos é primeiramente vertical, porquanto eles constituem um povo salvo, livre da ira de Deus e que foi aceito por meio de Cristo para serem os filhos de Deus. Sendo assim, o povo salvo é o único povo que caminha para cima, enquanto os mundanos escorregam para o abismo. Veja a diferença, porque não há nada físico aqui que pode arrancar-lhes essa liberdade. Um Daniel preso se sentia livre no meio dos leões, enquanto seus algozes estavam sendo preparados para ocupar o lugar dele na cova daquelas famigeradas feras. As prisões terrenas e as ameaças dos homens trazem apenas um cerco físico, mas em nada podem atingir o homem do coração que agora desfruta dessa maravilhosa liberdade de que pertence a Deus, que está sob o cuidado de Deus aqui e que vai morar com Ele no céu.
        Digo mais, que os santos não podem nem querem conformar-se com o mundo. O mundo tenta de todas as maneiras imprimir suas novas ideias, suas modas e seus pensamentos em todos que aqui vivem. Mas os crentes prosseguem firmes, santificados e contentes no caminho estreito. A vida cristã é agradar a Deus e não ao mundo e este sistema não consegue adaptar-se aos padrões dos santos de Deus.
        E você meu amigo? Por que não corre agora para Cristo Jesus? Ele veio ao mundo para libertar pecadores deste sistema enganador e mostrar-lhes o caminho certo e seguro para o céu. Creia Nele agora, confesse suas culpas e receba essa graciosa Salvação que Ele conquistou na cruz para pecadores arrependidos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

UM POVO VITORIOSO (8 de 9)




“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4)
DEFININDO BEM NOSSA ARMA:  “A nossa fé”
        Caro leitor, somente o povo nascido de novo é capaz de vencer este mundo, os mais são escravos, derrotados e empurrados com todo esse sistema enganador para as trevas eternas. Qual é a arma que é usada com poder nessa ofensiva cristã? O que mostra que o povo salvo é um povo vitorioso? A resposta está clara no texto: “...a nossa fé”. Já ficou demonstrado para todos e em todos os tempos que qualquer religiosidade fora da fé cristã não passa de palha seca. Também não há habilidade natural capaz de derrotar este mundo, porque o mundo exibe sua capacidade em homens habilidosos e espertos. Deus não lida com habilidades naturais, porque a graça opera usando homens simples, humanamente frágeis a fim de executar Suas obras portentosas contra este mundo. Aliás, o mundo tem muito de artes, programas, atividades filantrópicas e culturais; o mundo se gaba disso, diz que pode fazer melhor do que Deus e do que os crentes. Mas tudo isso não passa de fracasso e completa derrota para o mundo. O tempo comprova esse fracasso.
        Mas precisamos tirar qualquer confusão no tocante a fé, porque não se trata de uma fé qualquer, mas sim da “nossa fé”. Não há alguém que seja um imitador da fé como satanás. Ele é exímio nessa arte, por isso ele instila nos corações não santificados o pensamento que todos têm fé em Deus. Mas a Bíblia faz diferença entre a fé natural e a fé espiritual; da que vem dos homens e da fé que vem de Deus; da fé gerada nos corações pelo Espírito Santo e da fé que veio do homem e que morre com o homem. Por essa razão a Bíblia usa o artigo: “A fé” e usa também o pronome possessivo: “A nossa fé”. Ora, estamos entrando em território santo, por isso lavemos nossas mãos e nossos pés. Deus não tolera fogo estranho em Sua casa e em Seu serviço. A fé que vem do homem é tão carnal e ofensiva quanto qualquer pecado.
        Mas quero aqui afirmar a fé que habita no coração do verdadeiro crente, porque essa fé é um fogo que jamais se apaga. A fé cristã nasceu quando Deus mesmo abriu seus olhos para ver e seus ouvidos para ouvir. Que doce chamada! Que ligação eterna! Agora a voz de Deus para o crente é ouvida, porque há um fio invisível que faz o povo de Deus entender de onde emana essa voz. Ora, os santos estão de comum acordo, porque todos eles têm a mesma fé: “...uma só fé...” (Efésios 4:5). Todos eles creem nesse Salvador e têm a mesma salvação; todos eles amam o Livro e vivem dia a dia dessa revelação que de uma vez por todas nos foi entregue.
        Os santos de Deus não são robôs espirituais, cada um é diferente como pessoa, mas a fé salvadora todos a têm igualmente. Essa é a fé que une os santos e que os põe em perfeita sintonia na alma. Assim que Saulo mostrou ser um crente, nascido de novo, eis que entra em cena Barnabé, a fim de unir Saulo ao povo de Deus (Atos 9). Também foi essa fé que tomou o coração dos crentes no Velho Testamento. Todos criam no Deus da sua salvação; todos aguardavam a ressurreição e anelavam habitar na Nova Jerusalém celestial. A história é igual, o Deus é o mesmo, a esperança é real para todos. Por quê? Cristo é o Autor dessa fé: “...autor e consumador da fé”. (Hebreus 12:2).
        A fé natural é como fumaça, pois aparece e logo se dissipa, mas “a nossa fé” é diferente. Ela jamais perece, mesmo que em meios às perseguições, as promessas deste mundo e aos aparentes fracassos da igreja. A fé verdadeira é a poderosa fé, a fé que só pode subir. A fé é os olhos do coração abertos e ouvidos da alma sintonizados com Deus e com Sua verdade revelada aos homens. Por essa razão é dito: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça...” (Apocalipse 3:22).

O DEUS QUE CRIA O MAL (10)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL FAZENDO COM QUE O MAL SEJA REVELADO    EM TERROR.
        Caro amigo, meu desejo é que você ame tanto a Palavra de Deus que essas verdades entrem profundamente em seu coração e que assim o temor ao Senhor seja visto em seu viver e em sua forma de adoração àquele que é Soberano e Santo. Estamos presenciando na Bíblia os atos de justiça e juízo do Senhor porque Ele reina no céu e na terra e toda Sua vontade está sendo executada, a fim de que Ele seja glorificado.
        O grande Senhor também cria o mal, transformando terrores passageiros em terrores eternos. Vemos isso em Suas palavras de advertências dirigidas por boca do profeta Jeremias aos falsos mestres, no seu livro, cap. 23. Nos dias do profeta Jeremias Jerusalém estava lotado de elementos, os quais corriam para dar falsas mensagens ao povo, dizendo que eram enviados de Deus. Essa situação é bem conhecida em nossos dias. Mas eis aí as palavras que saíram da boca de Deus para os falsos profetas: “Porei sobre vós perpétuo opróbrio e eterna vergonha, que jamais será esquecida” (verso 40).     
        Caro leitor, pode você meditar nessas aterrorizantes declarações de Deus? Veja como Ele cria o mal e de forma permanente, eterna. Os homens neste mundo se esquivam de vergonha, mas eis o que o Senhor faz, porque Ele pega a vergonha passageira e a transforma em vergonha eterna. Ele está dizendo isso aos falsos mestres de nossos dias; Ele está afirmando que tais elementos vão sentir por toda eternidade o que significa a vergonha ocasionada por Deus. Também Ele afirma no texto que traria perpétuo opróbrio aos falsos mestres. O termo “opróbrio” significa uma vergonha extremamente pior, porque é algo público, notório a todos. É exatamente isso o que Ele há de fazer com elementos que correm para pregar uma mensagem que Ele jamais ordenou que fosse pregada, trazendo assim ofensas ao Seu grande Nome.
        Meu caro amigo, é assim que Deus cria o mal, pois Ele toma a escuridão, para torná-la em trevas eternas; o sofrimento passageiro em sofrimento eterno; as dores físicas são transformadas em dores eternas, etc. É assim que Deus cria o mal. Tudo isso Ele mostra em Sua Palavra agora, a fim de abrir os olhos de homens e mulheres, para que eles sejam acordados já e assim possam correr para o único lugar de escape. Foi essa decisão que tomou Joabe, aquele perverso, invejoso e ciumento comandante do exército de Israel no reinado de Davi. Ora, ele cometeu vários crimes e quando a ordem veio do rei Salomão para que fosse executado, imediatamente Joabe correu para o altar de Holocausto e se agarrou ali na ponta do altar. O que Ele estava fazendo? Ele sabia que iria morrer e que era culpado diante dos homens e muito mais diante de Deus. Por essa razão buscou o lugar de misericórdia a fim de escapar da sentença eterna (1 Reis cap. 2).
        Meu amigo, a Bíblia está cheia de avisos sobre os terrores de Deus; não adianta correr para as Escrituras a fim de buscar aquilo que você acha ser mais positivo e mais “abençoado”, como se estivesse indo a um jardim apenas para colher flores. Você precisa conhecer tanto a severidade quanto a bondade de Deus. Lembre-se que o Senhor cria o mal para aqueles que não se arrependem. Mas você acha que minha mensagem é ofensiva, não é? Mas eu pergunto: quantas vezes por dia você vive ofendendo a Deus com seus pecados? E agora, não quer que a Bíblia lhe ofenda? Quando você ofende alguém, normalmente o troco é outra ofensa. O que você pensa de Deus? Acha que a santidade eterna jamais pode ser ofendida? Ó quanto engano!
        A única esperança para o pobre pecador está na provisão de Deus em Cristo Jesus, porque esse Salvador foi enviado por Deus, a fim de resgatar pecadores dos perigos eternos que rondam as almas não salvas.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL (9)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (ISAIAS 45:7)
ELE CRIA O MAL FAZENDO COM QUE O MAL SEJA REVELADO    EM TERROR.
        Amado leitor, se você ama a Palavra de Deus poderá ver o quanto esse tema é de grande importância nas Escrituras e eu creio que não há possibilidade exaurir tudo, justamente porque estamos tratando dos atos infindáveis de um Deus santo e justo. Mas precisamos prosseguir, especialmente porque sabemos o quanto tal verdade fortalece a fé cristã e atrai o temor do Senhor aos corações.
        Agora veremos como o Senhor cria o mal, fazendo com que o mal seja ampliado e transformado em terror. Veja bem que o atual ensino “evangélico”quer arrancar a soberania de Deus que está em plena atividade, tanto em Seus atos de amor, como em Seus atos de juízo. Não podemos falar do amor de Deus e de propósito negligenciar Seus terrores. Se fizermos isso eis que nossa compreensão de amor será extremamente desfigurada e a noção que temos da divindade será patética. Qualquer mentira sempre traz consigo outros terríveis prejuízos, especialmente no que tange aos ensinos acerca de Deus. Diluir a verdade com uma pitada de mentira, certamente a verdade será transformada em veneno.
        Quando falamos de terrores é lógico que a nossa mente pousa na fama do diabo. Mas veja o que Deus diz acerca do que Ele iria fazer com os Egípcios em Ezequiel 30:13: “...Destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis; já não haverá príncipe na terra do Egito, onde implantarei o terror”. É claro que não estamos chamando Deus de terrorista. Mas o que a Bíblia ensina é que Deus utiliza os instrumentos de terrores que Ele tem no mundo, a fim de aplicar Seus atos punitivos contra nações e pessoas individuais, e até mesmo tendo como objetivo disciplinar e santificar Seus santos. É assim que Deus cria o mal. Veja o que aconteceu com Jó, porquanto Deus ordenou que satanás tivesse liberdade para despertar seus instrumentos de maldade no mundo, a fim de que a força de seu intenso ódio fosse despejada contra aquele servo de Deus (Jó 1).
        Então amigo, não fique descansando num Deus que você pensa que vai lhe abençoar, enquanto você estiver vivendo em seus pecados, porque certamente a ira Dele a qualquer momento poderá ser despejada sobre sua cabeça. O que Ele fez com o Egito, destruindo aquela nação nos dias de Nabucodonosor é o que Ele tem feito com outras nações e indivíduos no transcorrer dos anos. No Salmo 90 o salmista pergunta: “Quem conhece o poder da tua ira?...” (verso 11). Acredito firmemente que movimento evangélico moderno desconhece essas verdades acerca do Deus da Bíblia, por essa razão tanto se enveredou por caminhos supersticiosos.
        Veja também como Deus revelou a Israel através de Jeremias que certamente iria destruir Jerusalém (Jeremias 4:7,13). Os judeus simplesmente ignoraram a mensagem e achavam que Deus não seria capaz de fazer com que a desgraça caísse sobre suas cabeças. Mas o Deus de Israel cria o mal, assim como faz o bem. Pois é, Ele simplesmente chamou o exército caldeu, um povo terrível e perverso, e eles vieram e destruíram Jerusalém matando milhares de judeus e levando outros milhares para setenta anos de cativeiro na Babilônia. Foi satanás quem fez isso? Não! Foi Deus! O Senhor da Bíblia assume e afirma que Ele faz e que Ele fez, a fim de que todos na face da terra saibam que Ele é Deus e temam Seu grande Nome.
        Meu amigo, você conhece o Deus da Bíblia, ou você está sendo levado pela correnteza desse ensino pagão dos últimos dias? É claro que esse ensino que Deus cria o mal, tem em vista levar pecadores à humilhação e assim caiam aos pés Daquele a quem o Pai escolheu para salvar homens e mulheres que agora sentem sua culpa e sua miséria e que buscam Sua salvação.