sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VIVO POR FORA, MORTO POR DENTRO (final)



“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.

A TERRIVEL DECLARAÇÃO DO SENHOR: “tens nome de que vives, e estás morto”.
         Caro leitor, quão perigoso é quando as almas vagueiam na luz da apostasia e não na luz que irradia da cruz! Os homens podem acender tochas perante os olhos de muitos que vivem na escuridão, mas somente o Espírito Santo pode iluminar a alma com a luz eterna do Salvador e da salvação. Tem alguns besouros que gostam da luz e circulam em torno de uma lâmpada acesa por algum tempo, até caírem e morrerem. Assim muitos circulam em torno da luz da salvação, mas foram salvos. Foi exatamente isso o que o escritor de Hebreus mostra no cap. 6, pois muitos para os quais a carta foi dirigida; muitos que foram iluminados na mente, por isso participaram de tudo, de todas as bênçãos e até mesmo das convicções que os santos têm. Mas o que aconteceu é que eles se afastaram e o verdor aparente mostrou que era superficial, pois não tinha nada de raiz. A chuva de bênção que caía sobre os santos, fazendo com que estes produzissem fruto, neles, entretanto nada produziu, a não ser espinhos e abrolhos (Hebreus 6:4-8).
         Caro leitor, quão perigosa é a aparência de vivo, quando a alma ainda está morta! Muitos correm para o ambiente cristão porque têm medo do juízo, assim como víboras fogem do fogo (Lucas (3:7). É isso o que acontece quando muitos fogem pensando que conseguiram se esconder da ira vindoura. Muitos se escondem e usam a bíblia para ver os sinais dos tempos, porque têm medo do iminente Dia do Senhor. Mas João Batista disse para todos que corriam a fim de ouvir sua mensagem que a única prova de que estavam arrependidos era mostrando fruto de arrependimento (Lucas 3:8). Veja o que o Senhor da glória diz: “tens nome de que vives e estás morto”. O que Ele está fazendo? Nosso Senhor está tomando o pulso espiritual de muitos e mostrando que não há qualquer pulsação de um coração transformado.
         Veja que o Senhor da glória mostra. Ele afirma que não há qualquer sinal de que um novo coração está em pleno funcionamento, porquanto não houve os sinais vitalícios da vida que há no Filho ainda não estão neles. Simplesmente não houve novo nascimento, por isso aquelas almas ainda estão mortas e habitam no “vale de ossos secos” (Ezequiel 37). Não há qualquer sinal de um viver obediente. Não há prazer em abandonar o mundo, os ídolos, as famigeradas paixões, o gasto com aquilo que simplesmente prazer da carne e o prazer por estar na companhia dos ímpios. Os verdadeiros crentes tropeçam e são muitas vezes atraídos a essas coisas, mas logo percebem o quanto não pertencem mais ao ambiente que outrora tanto amavam e venerável, pois agora querem agradar o Senhor que os resgatou pelo sangue.
         Também, não há sinal de santidade, prazer por agradar a Deus. Os crentes nesta vida ainda estão revestidos da carne com toda sua corrupção e engano. Mas a verdade que os santos entendem que foram salvos para serem santos (Efésios 1:4). Há nos crentes uma natureza santa, por isso querem e lutam para alcançar santidade. Eles sabem que seu Deus é santo, por isso querem atingir essa identificação com seu Senhor dia após dia na prática, na experiência e na luta atroz contra o mal. Mas, naqueles que estão interiormente mortos não há qualquer sinal de desejo por santidade. Suas lutas são exteriores, mas não movidos pelo esforço do Espírito na luta contra a carne. O coração é mundano e a idolatria é interna.
         Também, não há qualquer desejo por oração nem prazer pela palavra. Os mortos espirituais desprezam a Palavra, assim como o leão despreza um prato de hortaliças. Eles podem carregar a bíblia em seus braços, mas a desprezam em suas casas, porque a palavra de Deus nada tem para seus anseios mundanos e carnais. Suas bíblias são colocadas nos cantos, enquanto assistem suas novelas, filmes e saem para os prazeres mundanos.
         Nosso Senhor afirma que estão mortos, mesmo que por fora tudo indica que eles estão vivos. Mas é o Senhor quem verifica tudo e dá diagnóstico. Mesmo assim Ele entra para chamar tais pecadores ao arrependimento e à conversão verdadeira.

                 












A TRISTE JORNADA DO ÍMPIO NESTE MUNDO (13)



                                  
Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
A jornada religiosa dos ímpios: “...e sobre monte alto e elevado pões o teu leito...”. (verso 7)
         Caro leitor, veja como o Senhor nos mostra a jornada religiosa dos ímpios neste mundo. Nós os crentes devemos lembrar que vivíamos assim e que estávamos atirados neste mundo, andando longe de Deus, completamente estranhos ao reino Dele e mostrando pelos nossos atos o quanto éramos inimigos nos pensamentos e nos atos. Esta incrível revelação de Deus, também pode nos mostrar o que somos agora, porquanto se não houve uma obra regeneradora no coração, feita pelo Espírito Santo e pela Palavra, eis que ainda estamos na mesmíssima condição no íntimo. Essas verdades devem nos humilhar e colocar nossas vidas à plena disposição da graça e da misericórdia do Alto.
         Mas preciso prosseguir no exame do texto, porque o Espírito de Deus nos mostra os sacrifícios religiosos feitos pelos ímpios em sua jornada por este mundo: “Sobre monte alto e elevado pões o teu leito...”. Note bem, caro leitor, como satanás, o deus deste século tem objetivos para que os seus possam servi-lo com sacrifícios. Os verdadeiros crentes só servem verdadeiramente ao Senhor com “...sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...” (Romanos 12:1). Mas os santos fazem isso com conhecimento, fortalecidos pelo esclarecimento da obra salvadora: “...pelas misericórdias de Deus...” (Romanos 12:1). Nossa jornada é certa, santa e segura, porque somos guiados na verdade e pela verdade. Oferecemos culto a Deus, mas totalmente solidificados na revelação bíblica e na força que a graça nos supre diariamente.
         Mas não é o caso dos ímpios, porquanto, na busca pelo fortalecimento os ímpios não percebem que estão em plena sintonia com satanás, o qual se oculta nas trevas. Para os ímpios não há qualquer revelação; não há qualquer documento que mostre um passado, um presente e um futuro. Satanás ludibria os ímpios nas trevas e enche seus corações de vaidades religiosas. Quanto mais sacrifícios feitos, mas eles são elevados às alturas do sonho e da ilusão mundana. Há na carne uma disposição para confiar na mentira, para ser puxado para a ilusão e ser elevado às vanglórias mundanas. Por essa razão eles fazem sacrifícios. Note bem caro leitor, que para fazer sacrifícios religiosos eles sobem e não descem: “...e sobre monte alto e elevado pões o teu leito...”. O que é isso? Os ímpios querem subir e atingir os lugares altos; querem estar onde satanás o príncipe se encontra (compare com Isaías 14:14). Eles querem e sentem deleite em buscar o deus da mentira, do prazer, da fama, da glória, do ego, etc. Foi isso o que aconteceu com o rei Uzias, porque subiu bem alto até alcançar a fama e glória, até que chegou ao desejo infame de ocupar o lugar que pertence tão somente a Deus (2 Crônicas 26).
         O que realmente acontece é que os ímpios estabelecem uma ligação de amor secreto com os ídolos. Por fora muitas vezes parece que essa ligação está sendo feita com Deus e com a Palavra de Deus. Mas a verdade é vista no secreto de seus corações. Por fora tentam pintar um quadro diferente do que é a realidade no íntimo, mas por dentro as intenções são de buscar as infames glórias terrenas e aspiram lugares altos da felicidade mundana. Os ídolos normalmente ficam escondidos e recebem apelidos por fora. Os ídolos podem ser identificados nas palavras que saem das bocas dos ímpios e pelos caminhos pelos quais percorrem.
         Caro leitor, toda essa revelação aterrorizante tem como objetivo mostrar o quanto os pecadores carecem do grande Salvador! A Bíblia mostra os terrores das trevas, a fim de brilhar a magnificente luz da compaixão de Deus! Tudo isso tem como objetivo humilhar o pecador, a fim de levá-lo aos pés daquele que veio ao mundo para salvar perdidos!

A ÚNICA PORTA (final)



Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).
         Agora o último privilégio mencionado no texto é “e achará pastagem”. Eu imagino que foi para isso que vocês vieram aqui, vocês que amam o Senhor; para encontrar pastagem. É uma grande bênção se, quando vimos ouvir o evangelho, ele se torna um verdadeiro pasto para nós. Conhecemos alguns que dizem que os problemas da semana se tornam insolúveis porque o domingo foi vazio. Se vocês são membros de uma igreja dilacerada por discórdias, onde o pastor tem abundância de tudo, menos de Cristo, vocês logo vão começar a reclamar, e a valorizar o privilégio de ouvir Jesus Cristo, elevado entre vocês. Quem, porém, são as pessoas que ganham pastagem quando Jesus Cristo é pregado? Não são todas que o ouvem, nem mesmo todos os crentes. Há ocasiões em que você ouve um sermão que não serve para você, mas seu irmão ou irmã ao seu lado pode ser grandemente instruído e confortado por ele. Nesse caso, eu não me surpreenderia se a razão foi que seu amigo entrou no culto pela porta e você não.
         Você conhece a história do Sr. Erskine e da boa senhora que veio ouvi-lo pregar num dia de Ceia? A pregação foi tão agradável que ela achou que nunca tinha ouvido outra igual. Assim, depois do culto ela perguntou:
         -        Quem foi aquele senhor que pregou hoje? -         Quando lhe responderam que foi o Sr. Ebenezer Erskine, ele disse – Voltarei no próximo domingo para ouvi-lo de novo – ele veio, ouviu, e pensou: “Que pregação pesada e seca!”. Não recebeu nenhum conforto com ela; então, como uma mulher tola que acho que ela deve ter sido, ela foi para o vestíbulo e disse:
         -        Sr. Erskine, domingo passado eu o ouvi com muito prazer; nunca foi tão edificada. Vim novamente esta manhã, mas fui terrivelmente desapontada. – o bom homem respondeu com muita calma: - Desculpe, minha senhora, quando veio à igreja domingo passado veio com que motivação? – Vim para a Ceia, Senhor.
         -        Para ter comunhão com Cristo, eu imagino? -         ele perguntou. - Sim, senhor.
         -        Bem, a senhor veio para isso, e o recebeu. Agora diga-me, que a senhora veio aqui esta manhã? – Vim para ouvi-lo, senhor – disse ela.
         -        E foi isso que a senhora recebeu – ele retrucou, - foi isso que a senhora recebeu, e nada além disso, porque a senhora não veio para nada mais.
         Ora, quando as pessoas vêm somente para ouvir certo pastor, ou por hábito, ou pela forma, será que sempre recebem aquilo pelo que vieram? Quando as pessoas vêm à procura de falhas, nós sempre lhes servimos muitas das nossas imperfeições para entretê-las, de modo que não saiam desapontadas. Outros que vêm somente por hábito, dizem: “Bem, esta é a minha tarefa; fiz minha obrigação”. É óbvio que sim. Mas se você entrou pela porta – isto é, olhando para Cristo, procurando por Cristo, desejando não ver o pregador, mas o Senhor; não receber as palavras do homem, mas a Palavra de Deus para sua alma – eu creio que você achou pastagem.
         Eu penso que o texto pode significar que quem descansa em Cristo terá todas as suas necessidades supridas. Se este texto não diz isto, outro diz: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso”. Alguns de vocês são muito pobres, mas se confiaram em Cristo, podem reivindicar essa promessa; “O Senhor disse que eu acharia pastagem”. Venha a Cristo e lhe diga que foi Ele mesmo quem afirmou isso: “Nenhum bem sonega aos que andam retamente” (Salmo84:11).
         Eu anseio em Deus que alguns que ainda não entraram no aprisco sejam agora atraídos a Jesus. Oh, entrem pela porta para estes quatro privilégios especiais. Você talvez nunca mais tenha uma oportunidade assim. Talvez você nunca mais seja tocado assim pelo Espírito de Deus. Sim! Sem demora lancem suas almas impotentes nos braços cheios de graça do Salvador, que pode e quer salvar, para que sejam salvos agora.

ONDE A PALAVRA DEVE ESTAR (1)



“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16)
 INTRODUÇÃO:
Querido leitor, almejo tomar esse texto para mostrar o quanto a Palavra de Deus não somente é suficiente na pregação do evangelho, como também deve ser usada como o tesouro do salvo e a sua arma ocupando o lugar certo de suas vidas – no coração. A bala tem poder quando está no tambor do revolver, assim é a palavra de Deus no coração do salvo. Caro leitor é minha satisfação mostrar o quanto a Palavra de Deus é suficiente para os crentes. Minha vida e ministério têm sido a Palavra de Deus. Não tenho outra munição; não busco outros recursos, porque todos eles nunca serviram e jamais servirão para os objetivos eternos.
             Sei também que a Palavra de Deus tem sido sutilmente atacada em nossos dias. Outros dispositivos mundanos têm sido buscados e usados por muitos pastores. Lembro-me de um jovem pastor. No começo do seu ministério a Palavra de Deus era tudo e ele vivia para a pregação do evangelho e muitas almas foram salvas enquanto ocupava o posto de evangelista. Mas assim que decidiu trabalhar como pastor foi perdendo o interesse pela verdade, buscando entre os colegas aquilo que não passava de marketing religioso para o crescimento numérico da igreja. Logo as aflições chegaram e ele não mais sabia como lidar com as dificuldades advindas do ministério. Mais tarde veio a falecer devido a um tumor maligno na cabeça.
             Caro leitor, sei o quanto a igreja de Deus tem sido forçada a abandonar a Palavra de Deus. Muitos santos estão famintos da verdade, porque eles são derivados da verdade. Sei que a internet hoje traz muitos recursos de homens de Deus e eles estão à disposição de muitos crentes. Também sei que ainda Deus tem muitos servos fieis que ocupam os púlpitos em nossos dias. Tenho visto e conhecidos muitos deles, os quais sofrem por ver tanto abandono da verdade e a perseguição disfarçada que cerca seus ministérios. Quero unir aos meus fieis colegas; quero estar na batalha com eles e quero elevar a glória da Palavra de Deus, porque sei o quanto a Bíblia é tudo para os crentes, é a luz que este mundo precisa e é a espada dos santos para o combate contra o mal.
             Entretanto que lembrar que o lugar da Palavra deve ser o coração. É importante ter uma bíblia; é importante ter conhecimento intelectual; é importante obter sentimentos fortes em relação à verdade que nos foi revelada. Mas, se a Palavra de Deus não habitar nos corações ela não passará de um convidado especial para trazer um recado na quarta a noite e nos cultos de domingo. Eu sei que nestes dias cheios de orgulho religioso e até mesmo teológicos, a tendência é ignorar a simplicidade da Palavra de Deus e assim cair nas armadilhas da vaidade evangélica. Muitos olham a bíblia e no coração a ignoram, porque seus corações estão carregados das vaidades mundanos, cheios de ambições passageiras. Ela aparece nos poucos cultos como uma brisa suave; é uma carta recebida, mas descartada, porque ninguém a ver como algo de real importância.
             Caro leitor é por essa razão é que trago esse texto de Colossenses para vocês. Acredito que o texto será é preciosíssimo para aqueles que realmente amam e levam a Palavra de Deus com seriedade. Os crentes de Colossos amavam as Escrituras, elas mudaram suas vidas, elas fizeram deles homens e mulheres cheios de amor, fé e esperança. Para eles a mensagem não era de um mero homem como Paulo, mas era sim proveniente do céu. Precisamos hoje desse mesmo sentimento em relação a Palavra de Deus! Precisamos de homens e mulheres que recebem a mensagem como tesouros eternos. Realmente precisamos de avivamento, porque num avivamento Deus exalta Seu livro e desperta corações para as maravilhas do céu. Num avivamento Deus opera milagres, então homens e mulheres surdos passam a ouvir a voz encantadora de um Deus cheio de compaixão e digno de nosso temor, respeito e adoração.