quinta-feira, 31 de julho de 2014

NECESSIDADE DE PIEDADE NA VIDA (6)




Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A PIEDADE DEFINIDA: “feliz o homem constante no temor do Senhor...”
               Caro leitor, o homem piedoso é feliz, porque não há miséria nem perturbação ao andar pelos retos caminhos do Senhor. Há felicidade em conhecer a Deus, ser amado por Ele e pertencer para sempre a Ele. A tão grande salvação abarca as maravilhas que enchem o coração da verdadeira alegria. A piedade faz o homem avançar nesse progresso de gozo, regozijo e prazer no conhecimento Daquele que nos amou em Cristo.
               Há felicidade em saber que não está só. Quando o homem anda com Deus é porque Deus anda com Ele. Há uma perfeita harmonia entre a graça e a fé. Da parte de Deus Sua graça, da parte do piedoso a fé. Esta se abriga e ser fortalece graça e tem Deus como sua riqueza e galardão. E quando o fim dessa peregrinação vai chegando essa santa felicidade não murcha, mas vai sendo ampliada até o encontro de glória acontecer. É o andar com Deus que faz a alma habitar numa constante comunhão, assim como Moisés tinha a tenda da congregação como seu lugar para uma conversação a sós com seu Amigo. O andar com Deus é o único exercício que arranca o temor e que enaltece a coragem no homem, a fim de tomar decisões que abalam as estruturas mundanas.
               Enquanto vive no pecado o homem está só. O homem que vive sem Deus no mundo sempre está buscando sentir o aroma dos bens desta vida; sua atmosfera é terrena e vive daquilo que é daqui. Mas, quão triste é quando descobre que está completamente só e desamparado. A subida da felicidade mundana antecede sempre a desgraça da solidão. A luz que brilha hoje será apagada amanhã. O mundano nunca acha que está só, porque está cercado da proteção de seus ídolos. Mas quando chega o dia mau, eis que todos os seus ídolos vão embora, deixando-o desamparado e gritando: “Ai de mim!”, assim como Mica ficou no desespero que viu que seus caros ídolos foram levados (Juízes 18:24).
               Meu caro leitor, você conhece a verdadeira piedade no viver? A piedade vem da segurança da salvação, sempre brota da cruz. O homem convertido ao Senhor Jesus é o homem que foi santificado. O caminho do convertido é um caminho santo, então só pode andar nesse caminho aqueles que foram justificados. Não há como produzir vidas piedosas fora da redenção. Qualquer piedade fora da conquista do Filho de Deus é algo oco e sem qualquer sinal de vida; é tudo fachada, assim como viviam os fariseus, como sepulcros caiados.
               Mas voltamos à pregação do evangelho, porque o evangelho produz homens e mulheres piedosos. O mundo respira quando os piedosos estão andando aqui. Os verdadeiros crentes marcam a presença do reino de Deus na terra, porque eles são justos, por isso foram ordenados a habitar a terra. Pregamos o evangelho, porque quando acontece o novo nascimento, então tudo muda aqui. Os piedosos são os únicos capazes de erguer suas famílias nas coisas de Deus e ensinar seus filhos no temor do Senhor. São os piedosos que trazem segurança à família e à sociedade. São esses homens que realmente vencem o mundo e faz a iniquidade recuar.
               Ó que o Senhor em Sua compaixão venha em nossos dias transformar corações de homens e mulheres! Em nossas orações gritamos por socorro (Salmo 12:1), pois grande é a carência de piedosos em nossos dias! Quando vejo as conversões produzidas pelo falso evangelho, como me entristece! Falsos crentes resultam em maior desgraça. Mas quando almas se converte de todo coração à verdade revelada, então podemos esperar com alegria maravilhas em nosso meio. Quão misericordioso é o Senhor! Ele ouve nossas súplicas e ainda quer nos visitar com maravilhosas obras da nova criação (2 Coríntios 5:17)  

DEUS E SEUS INIMIGOS (26)




Apresentar-se-á voluntariamente, o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens (Salmo 110:3)
CONQUISTA ETERNA NA RESSURREIÇÃO: “...como orvalho emergindo da aurora...”
         Caro leitor, que gloriosa e eterna conquista do Senhor em pleno território inimigo! Ele não somente veio para salvar os perdidos, como também para dar-lhes a ressurreição perfeita. Essas boas novas aparecem no Salmo 110:3, nas palavras que uma Pessoa da divindade transmite à outra Pessoa: “...como orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens”. Creio que é imprescindível um conhecimento melhor desse ensino tão cheio de esperança para os crentes.
         A nossa frágil habitação terrena pede a ressurreição. Paulo intensifica esse assunto à partir do cap. 7 e envolve todo cap. 8 de Romanos. Paulo mostra que os crentes habitam num corpo pecaminoso e extremamente fraco. O cap. 8 nos mostra que é tão profunda a corrupção de nosso corpo mortal, que o Espírito de Deus veio habitar nos crentes, a fim de fortalecê-los na jornada. O efeito do pecado é tão devastador em nossos corpos, que há um gemido no íntimo do crente, anelando a transformação eterna que virá. O mundo não espera a ressurreição, o mundo espera que tudo há de melhorar aqui, que o mundo mesmo tem recursos para afastar os problemas causados pelo pecado.
         Outro detalhe no que concerne à ressurreição, é que a própria natureza criação reclama a ressurreição (Romanos 8:18-22). Sabemos que a criação não é culpada da entrada desse inimigo atroz que é o pecado. Sabemos que todas as criaturas enfrentam as lutas da sobrevivência, mas a reação é impressionante. A criação milita contra o pecado e em nada absolutamente se submete aos homens. A criação carrega consigo severos juízos contra os homens, a fim de exterminá-los da face da terra. Mas no tocante aos crentes a criação espera que eles saiam daqui e mude essa situação tão caótica com a ressurreição. Caro leitor, não há esperança para este mundo fora da ressurreição. Ainda o pecado mostra seu poder que trouxe a morte e o domínio de satanás. Não há como mudar este mundo onde habita a morte, a dor e a escravidão.
         Vou além para afirmar que a atitude dos santos no passado prova isso. A alma convertida sempre será direcionada à ressurreição. Um evangelho que prende os homens nas promessas de um mundo melhor, não passa de outro evangelho. Mesmo no Antigo Testamento vemos os santos de Deus focado na esperança da glória. Todo serviço deles feitos aqui tinha em mira mostrar a força da fé que é abastecida no combustível da ressurreição. Suas riquezas terrenas eram conduzidas nas asas da eternidade, na convicção que o invisível é infinitamente superior ao visível. Os grandes homens de fé viviam assim, olhando a glória eterna e aguardando o reino de Deus.
         Como exemplo, encaremos a vida de José no Egito. Todo seu sofrimento e exaltação foram lições graciosas de Deus; seus olhos foram abertos e ele mirou além do véu. Por essa razão pode entender a história à luz da soberania de Deus e assim trouxe pode conceder pleno perdão e segurança aos seus irmãos (Gênesis 50). Onde estava a esperança de José? Numa prosperidade mundana? Jamais! Sua posição de governador foi algo passageiro, pois seu coração estava nas promessas de Deus para seu povo. José olhava o invisível! Nosso tempo é pouco para tratar de grandes nomes que viveram acima dessas promessas terrenas; ignoraram as vantagens deste mundo porque viram o invisível, contemplaram a glória que viria. Esses homens e mulheres jamais morreram, estão vivos e o Deus deles é ainda seu Deus.
         Caro leitor, estamos tão acostumados a esse sistema organizado na mentira, que não conseguimos avaliar a necessidade da perfeição que virá na ressurreição. Cristo conquistou tudo isso para Seu povo ali na cruz, quando condenou o pecado, a morte, o diabo e o inferno, para assegurar futuro de glória para os santos.

CONCLUSÃO DE UM GUIA SEGURO PARA O CÉU (FINAL)



ALLEINE

Amados, se têm pena das vossas almas que perecem, aceitem as presentes oferendas de misericórdia. Se o Deus que vos fez tem alguma autoridade sobre vocês, obedeçam aos Seus mandamentos e venham. Se não são desprezadores da graça e não querem fechar a porta da misericórdia contra vós mesmos, arrependam-se e sejam convertidos.             Não permitam que o Céu permaneça aberto em vão para vocês. Não permitam que o Senhor Jesus abra as Suas despensas inutilmente e vos convide a comprar sem dinheiro e sem preço. Não permitam que o Seu Espírito e os Seus ministros lutem convosco em vão, e finalmente vos deixem sem persuadir-vos, para que a seguinte sentença não seja declarada contra vocês: "Já o fole se queimou; o chumbo se consumiu com o fogo; em vão vai fundindo o fundidor tão diligentemente, pois os maus não são arrancados. Prata rejeitada lhe chamarão, porque o Senhor os rejeitou". (Jeremias 6:29-30).
Pai dos espíritos, toma em Tuas mãos o coração que é duro demais para a minha fraqueza. Não termines ainda, embora eu já tenha terminado. Uma só palavra do Teu poder eficaz fará a obra. Ó Tu que tens a chave de David, que abres e ninguém fecha, abre este coração, como tu fizeste com o coração de Lídia, e conceda que o Rei da Glória entre e torne esta alma cativa. Não permitas que o tentador o endureça devido à sua demora. Não permita que ele saia deste lugar nem que tire os seus olhos destas linhas enquanto não se resolver a abandonar os seus pecados e a aceitar a vida segundo os Teus termos de abnegação. Em Teu Nome, ó Senhor Deus, dispus-me a fazer este trabalho; em Teu Nome eu o encerro. Não permitas que todo o tempo empregado se torne em horas perdidas; não permitas que todos os pensamentos do coração e todas as dores sofridas se transformem em trabalho perdido. Senhor, põe a Tua mão sobre o coração deste leitor e envia o Teu Espírito, como fizeste Filipe unir-se ao eunuco, no carro, enquanto ele lia a Tua Palavra. E embora eu jamais venha a saber enquanto viver, eu Te imploro, ó Senhor Deus, que sejam encontradas no último dia algumas almas que tenham sido convertidas como resultado deste trabalho; e permite que alguns possam levantar-se e dizer que por estas persuasões foram ganhos para Ti. Amém, Amém. E aquele que lê, diga: Amém!

PERANTE O JUIZ (6)



Então, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23)
A MUDANÇA DE SALVADOR PARA JUIZ:
         Caro leitor, retomo o assunto, a fim de que tenhamos em nossos corações os ensinos acerca daquilo que ocorrerá na eternidade. Milhares agora com suas vidas estão zombando do Senhor; estão achando que Ele é fraco e incapaz; acham que, pelo fato de estarem sentindo ampla liberdade para pecar e que diante de tudo nada lhes ocorre de juízo, então motejam e falam com insolência contra o Santo e Justo Senhor. Entretanto, já pude mostrar aos meus leitores, que em geral isso acontece quando o povo está desprovido do verdadeiro evangelho, ou mesmo pelo fato que eles estão encerrados num lugar onde nada há de luz da mensagem santa. Hoje vemos que o que está acontecendo é que eles estão curtindo um evangelho tosco e mentiroso, porquanto falsos mestres estão enchendo seus corações com suas leviandades e mentiras religiosas. Por essa razão fazem o que fazem até mesmo em nome desse Jesus frágil e incapaz de censurar suas atividades malignas.
         Mas caro leitor, o Senhor Jesus não somente foi enviado para ser Salvador e elevado como Senhor. Ele também, por ser Varão perfeito, o Justo Senhor, Deus o Pai lhe apontou para ser o grande Juiz de vivos e de mortos. Hoje Sua função é de advogado do Seu povo eleito (1João 2:1). Hoje Ele está assentado ao lado do Pai e vive para interceder pelos salvos que neste mundo estão sob intensa atividade acusadora do diabo. Mas também, em relação aos Seus inimigos, o Pai está colocando os inimigos debaixo dos Seus pés. Sentindo essa atmosfera de liberdade, os homens não percebem que individualmente estão caminhando para a morte e que esse ponto final para essa vã existência não significa descanso, mas sim que um por um está sendo derrotado de uma vez por todas e que estão sob o poder Daquele que virá para encarar homens e mulheres face a face.
         Mas quero aqui perguntar: Esse perfeito varão é capaz de realizar esse juízo de fato? Nosso Senhor é revestido de tanto poder para encarar milhões e milhões perante Seu trono? Como podemos entender isso? Primeiramente devemos lembrar o fato que nosso Senhor um dia se tornou Homem, perfeito Homem. Como homem não tem alguém melhor do que Ele mesmo para julgar os homens. Cristo não veio habitar em nosso meio como se fosse um anjo que assumiu a forma humana, como nos dias de Abraão (Gênesis 18). Ele não veio como se fosse um diplomata celestial; como alguém que veio de outro país, que aprendeu nosso idioma e assim comunicou o que Deus tinha para nos falar. Ora, a tendência das mentiras religiosas é comunicar Jesus como um ser estranho, como se fosse um ET. Quando os homens recebem informações erradas acerca do Filho de Deus, não somente a vida deles aqui, como também a vida futura é cercada de complexidade mentiras, para o prejuízo deles mesmo. Toda mentira, mesmo que esteja coberta de verdades, só acarreta em sérios prejuízos para as almas.
         Mas, vamos avançar aqui no conhecimento desse Varão perfeito. Os homens vivem na miséria aqui e entrarão na miséria eterna, porque desconhecem o fato que eles têm um perfeito varão que veio do céu e se tornou Homem. Cristo conheceu os homens, porque se tornou homem. Cristo conheceu por experiência tudo o que o homem é. Foi Ele mesmo que atravessou este mundo e que conheceu o homem em Sua queda, mesmo que Ele não tenha caído; foi Ele quem experimentou o que significa ser homem, desde seu nascimento, passando pelo vale de dor, desprezo, miséria, abandono, solidão e pobreza, caminhando sozinho até a morte. E sua morte não foi a morte normal de qualquer cidadão, mas sim a vergonhosa morte destinada a criminosos e ladrões – a morte de cruz.
         Caro leitor, esse é o perfeito Varão escolhido pelo Pai, para ser Aquele que há de assentar-se no grande trono branco (apocalipse 20), a fim de julgar todos quantos agora O desprezam no coração e provam isso no viver.

VERDADEIRA PETIÇÃO (6)



E acrescentou: Senhor, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (LUCAS 23:42)
UMA PETIÇÃO DE UMA ALMA HUMILHADA E AQUIETADA
         Caro leitor, devo continuar mostrando que a sincera petição brota de um coração humilhado e aquietado em Deus. Num instante o velho homem foi levado ao pó e seus olhos foram abertos mediante o milagre da graça, a fim de contemplar o Salvador e a Sua salvação. Os homens modernos precisam saber que não houve mudança, que a salvação é a mesma e que o Senhor ouve o clamor dos aflitos, daqueles que de coração invocam Seu nome para serem salvos.
         Quem era aquele moço ao lado do Senhor na cruz? Não passava de um vil pecador, caído, imundo, incapaz de entrar no céu. Ali estava um caído em Adão sendo levado para o matadouro, para ser atirado de forma justa no castigo eterno. Meu caro leitor, o homem no pecado está na mesma condição, porque todos somos iguais; não há um pecador diferente. Nicodemos não era melhor do que aquele ladrão. Não há um pecador que mereça essa salvação; Não há um pecador que para chegar a Deus precisa tomar um atalho, um caminho diferente. O caminho aberto pelo Salvador é igual para todos, porque todos estão sujos no pecado, imundos, sem que possam ser úteis a Deus. Quando eu era um adolescente na Bahia, junto com outros tomávamos banho no rio que passa perto da cidade. Ali chegavam todas as pessoas muito sujas, alguns que não estavam assim tão sujos, mas a verdade é que todos entravam na mesma água para tomar banho. Assim é a salvação mediante o sangue de Cristo.
         Contemplemos melhor aquele rogo que partia de um coração desesperado na busca pela sua salvação. Sua petição era cheia de temor. Naquele momento quando a luz do céu brilhou em seu coração, imediatamente ele percebeu quem era. Milhares vivem e morrem sem que percebam sua condição de penúria perante Deus. São como enfermos que jamais sentem as dores de suas enfermidades. Satanás trabalha duramente neste mundo injetando morfina espiritual nos homens. Milhares só despertam tardiamente no sofrimento eterno; vivem a vida aqui achando que nada há de errado; não percebem a desgraça que envolve seus corações e a situação tão desesperadora na qual estão suas almas.
         Caro leitor examine a petição daquele moço: “...Senhor, lembra-te de mim...”         . Afinal, quem é o homem que pode erguer sua voz e clamar assim perante o Salvador? Somente uma alma visitada pela compaixão do alto pode fazer isso. Veja que aquela petição estava carregada de temor. Agora ele se via só, diante de uma eternidade aterradora; sentiu-se como uma ovelha cercada de lobos ferozes. Naquele momento a soberba, que antes servia como um toldo foi atirada fora; toda arrogância de se achar prepotente e capaz simplesmente sumiu diante do fato de se ver como um verme. Naquele momento aquele moço agiu como um pássaro que se refugiou no peito de um homem, por causa de um gavião.
         Caro leitor, assim é a alma que clama pela sua salvação. Enquanto os homens encontrarem abrigo no meio dos homens; enquanto pensarem que há refúgio secreto nesta vida, capaz de livrar-lhes do dia da Ira, eles simplesmente vão ignorar o Salvador; seus lábios hão de proferir blasfêmias e como Faraó darão as costas quando se sentirem aliviados. O evangelho vem anunciar a todos acerca da perdição eterna. O evangelho traz consigo a luz celestial; o evangelho é como estrela, pois brilha com fulgor, a fim de levar a verdade aos corações.
         Não corra amigo, pois a luz do evangelho vai mostrar a verdade! Não corra, fique perante a mensagem! Não dê as costas à mensagem santa! Não fique surdo diante da mensagem que mostra o amor de Deus pelos perdidos! Eu sei que satanás tem desvencilhado seu olhar, para que você contemple as luzes deste mundo. Ele quer lhe manter aprisionado no mundo dele. Amigo, escape da Ira vindoura! Volte para Aquele que na cruz provou Seu amor pelos perdidos!