quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PROMESSA PARA OS PEREGRINOS



Spurgeon
“E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores.” (Gênesis 28:15 )

       Necessitamos de misericórdias para a viagem? Aqui temos umas muito especiais — a presença e o cuidado de Deus. Em todo o lugar necessitamos de ambas as coisas, e em todo o lugar tê-las-emos se formos à chamada do dever e não meramente de acordo com a nossa própria fantasia. Por que consideramos a nossa mudança para outro país como uma triste fatalidade, quando ela nos é planeada pela vontade divina?
       Em todos os países o crente é igualmente um peregrino e um estrangeiro; e, ainda, em cada região o SENHOR é o Seu refúgio, como o tem sido para todos os Seus santos, em todas as gerações. Nós podemos achar falta da proteção de um monarca terrestre, porém, quando Deus diz: «Eu te guardarei», não estamos em nenhum perigo real. Este é um passaporte bem-aventurado para um viajante, e uma escolta segura para o emigrante.

Jacó nunca antes tinha abandonado a casa de seu pai; ele tinha sido um menino mimado da mãe e não um aventureiro como o seu irmão. Contudo, foi para o estrangeiro e Deus acompanhou-o. Tinha pouca bagagem e nenhuns criados; contudo, jamais um príncipe viajou com uma mais nobre guarda pessoal. Até enquanto ele dormia em pleno campo, os anjos zelavam por ele, e o SENHOR Deus falou-lhe. Se o SENHOR nos mandar ir, digamos como nosso SENHOR Jesus: “Levantai-vos, vamo-nos daqui.”


“O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA.”



 (Jeremias 23:6)       Spurgeon

       SEMPRE o Cristão experimentará grande calma, quietude, alívio e paz ao pensar na perfeita justiça de Cristo. Quão frequentemente os santos de Deus se acham abatidos e tristes! Todavia, não devia ser assim. Creio que não se achariam abatidos se tivessem presente à perfeição que possuem em Cristo.
       Há alguns que sempre estão falando da corrupção, da depravação do coração e da inata maldade da alma. Isto é muito certo, mas por que não ir um passo mais adiante e recordar que somos “perfeitos em Cristo Jesus”? É não é de admirar que aqueles que se detêm a considerar a sua própria corrupção, mostrem tal aspecto de abatimento, mas, de fato, se recordarmos que “Cristo é feito para nós justiça”, estaremos de bom ânimo.
       Ainda que a angústia me aflija, embora Satã me assalte, ainda que haja muitas coisas que tenha de sofrer antes de chegar ao Céu, no pacto da graça tudo isso foi cumprido a meu favor; não há nada que falte a meu Senhor. Cristo fez tudo. Na Cruz Ele disse: “Está consumado!”, e se está consumado, então eu estou completo Nele e posso regozijar-me com gozo inefável e cheio de satisfação, “não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé.”
       Não achareis deste lado do céu gente mais santa do que aquela que recebe em seus corações a doutrina da justiça de Cristo. Quando o crente diz: “Eu vivo só em Cristo, confio para minha salvação unicamente Nele, e creio que, embora indigno, sou, todavia, salvo em Jesus”, então vem este pensamento como um motivo de gratidão: “Não viverei para Cristo? Não O amarei e O servirei, visto que sou salvo pelos Seus méritos?” “O amor de Cristo nos constrange.” “Os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu.” Se formos salvos pela justiça imputada prezaremos muito a justiça dada.

“A MAIS LETAL IGNORÂNCIA” (1)




 Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24)
         Caro leitor, iniciarei nesse verso mais uma jornada na tentativa de expor o evangelho da glória de Cristo. O evangelho de João proclama essa verdade maravilhosa de uma tão grande salvação e que essa salvação é soberana. Precisamos saber que quando pecadores desconhecem a verdade do grande Salvador, desse Senhor da glória, eles estão sob a escuridão, sendo levados ao abismo. Ora, vemos que em nossos dias a situação se agrava mais nessa letal ignorância. A divulgação do nome de Jesus; o barulho de louvores; grande número de igrejas; a grande procura por prosperidade, etc. tudo isso pode provar que a mais letal ignorância toma conta dos corações em nossos dias; que vivemos a era das trevas e não da verdadeira luz. Estão bebendo veneno, pensando que é leite. A prova está no orgulho que inflama os corações em nossos dias, assim como o orgulho prevaleceu nas atitudes daquele povo. O que nosso Senhor estava mostrando para aqueles judeus?
         Vamos investigar o cap. 8 de João, antes de entrar nos pormenores do texto em pauta. Nosso Senhor não está falando com uma multidão de pessoas pagãs, mas sim com um povo religioso e fanático na tradição judaica. Mas, mesmo com toda pompa religiosa aquela multidão carregava consigo a mais letal ignorância, que era não conhecer o verdadeiro Deus. Eles eram superficialmente religiosos; conheciam Jesus, mas não o aceitavam como o Messias; gostavam das obras do Senhor, mas daqueles milagres que sustentavam seus intentos vaidosos e carnais. Eles eram conhecedores do Antigo Testamento; examinavam e estudavam as Escrituras, eram verdadeiros teólogos na mente, mas no coração eram cegos e ignorantes quanto a verdade.
         Continuamente eles estavam perante aquele diante de quem Moisés compareceu e se escondeu aterrorizado; eles estavam perante aquele que deixou Isaías tremendo; eles estavam perante aquele que fez Daniel cair fraco, sem poder levantar-se. Ora, todo conhecimento que eles tinham do Velho Testamento com suas histórias, leis e profecias não passava de ser apenas palha, conhecimento tosco, sem qualquer proveito, porque desconheciam o Deus encarnado que estava perante eles. Em seus corações arrogantes e perversos nutriam o ódio contra o Senhor, odiavam-no e não queriam tê-Lo como Rei em seus corações; estavam sempre aptos para pegar pedras e mata-Lo quando o Senhor apresentava a verdade de que Ele era o próprio Jeová encarnado e que eles eram pecadores culpados, à semelhança de qualquer pagão deste mundo.
         Caro leitor, venho lhe convidar para participar das maravilhas destas palavras ditas pelo Senhor aos judeus: “...se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados”. Precisamos ser acordados por essas palavras inspiradas; precisamos saber que não somos diferentes daqueles judeus incrédulos e ignorantes; precisamos saber que quanto mais conhecimento da Palavra de Deus eu tiver, mas mesmo assim continuo duro e impenitente, terei a mesma atitude de abaixar e pegar pedras, a fim de apedrejar a verdade. Precisamos conhecer nossos corações, a fim de saber que se a verdade não nos libertou, então ainda somos escravos do pecado, como aqueles judeus (João 8:34). Precisamos saber que se ainda na prática somos amantes da mentira e tapamos nossos ouvidos a fim de não escutar a verdade a nosso respeito, de fato não somos filhos de Deus, mas sim do diabo (João 8:44).
         Caro leitor, trago essas mensagens, porque o Senhor me entregou esse evangelho da glória; devo aproveitar cada oportunidade para pregá-lo; desejo que meus leitores conheçam a verdade, mesmo que seja cortante em seus corações. Em nada sou diferente de vocês; a verdade foi e sempre será penetrante em meu coração. Um dia caí em Adão com toda raça e fui encontrado fugindo de Deus, mas o Senhor me agarrou e tomou-me para Si. Por isso quero que os pecadores saibam que Ele age com Sua compaixão e pela misericórdia vai à busca dos perdidos (Lucas 19:10).
                           

SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE (13)




Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)
         Caro leitor tomo essa exortação do Senhor dirigida aos falsos crentes; tenciono exorta-los, a fim de que busquem o lugar de arrependimento. Desejo ser útil nessas mensagens; quero chegar aos corações; não tenho qualquer intenção de engordar os cérebros com conhecimento teológico, nem desejo obter admiração e respeito. Nada disso tem qualquer valor, quando encaramos a eternidade e o destino das almas. Ou os homens vão a Cristo de todo coração agora, ou estarão perdidos para sempre. Certamente essas mensagens são humilhantes, mas nós precisamos ser humilhados perante Aquele que foi exaltado pelo Pai; precisamos conhecer a profundidade da nossa perdição e nosso merecimento desse castigo; precisamos estar corados de vergonha perante Deus, porque mesmo cercados de tanta maldade, Ele não nos castigou eternamente e tem usado de misericórdia para conosco.
         Caro leitor, a ordem do Senhor é que cada homem não salvo seja zeloso em buscar o arrependimento, pois todos são igualmente culpados. Alguns pecadores acumulam mais ira do que outros (Romanos 2:5), mas não importa, pois ainda no pecado estão acarretando mais peso para o dia do juízo. Não importa se você amontoou toneladas de pecado até agora, ou se seus pecados foram poucos, o fato é que, com muitos ou com poucos os homens descerão ao abismo de terror. Basta um pequenino pecado para afundar a alma no castigo eterno. Então, a exortação prossegue, a fim de que pecadores busquem com zelo esse arrependimento, a fim de alcançar a presença compassiva do Senhor.
         Prossigo em mostrar o quanto é urgente a ordem dada pelo Senhor aos pecadores religiosamente iludidos. Veja a tortuosidade do seu caminho e as tristes ofensas cometidas contra Deus e contra a lei. Milhares estão tão cegos que não podem ver que suas mãos estão manchadas (Salmo 15), pois têm servido à injustiça neste mundo. E o viver fora da graça em Cristo fará que continue assim, pois seus atos provam isso. Sem o reinado do Senhor no coração, quem domina é o pecado. Ora, o coração do homem é o local oculto, de onde procede todo comando para o mal. Então, as mãos manchadas continuarão sob esse domínio para a prática de perversidade contra Deus e contra o próximo.
         Caro leitor veja como no serviço ao pecado a mente fica obscurecida. Mesmo que chegou um pouco de claridade bíblica, não demora muito para que qualquer verdade seja desligada imediatamente e assim novamente a escuridão permeará todo ambiente intelectual. À serviço do pecado tudo é vaidade, mesmo que aparentemente seja justo e honesto aos olhos humanos. Quando o viver não tem em vista a glória de Deus, tudo aqui se perde e está fadado à destruição. À serviço do pecado, os homens não sabem que estão iludidos num mundo que está entesourando tudo para o fogo (2 Pedro 3). O Deus da Bíblia lida com Seu povo tendo em vista a eternidade; os santos estão acumulando tesouros eternos no céu.
         Digo mais que no pecado o caminhar do homem será por veredas tortuosas. Não há qualquer possibilidade para o homem não arrependido transitar pelas veredas da justiça, por causa do Nome do Senhor (Salmo 23:3). O caminho para o céu é loucura para um coração endurecido, pois os caminhos do Senhor são caminhos santos (Isaías 35). No pecado o homem anda torto como um bêbado, pois não houve retidão na alma. Quando a alma está torta perante Deus, todo caminho será torto. Tudo começa pela ausência de perfeita justiça – a justiça de Deus. Sendo assim o homem viverá sem paz e agitado de um lado para outro. Satanás e o mundo convidam a carne para o caminho das paixões sexuais através da lascívia, e ele vai; satanás corteja sua alma para que ele ande pelo caminho das mentiras religiosas, e ele vai; satanás convida para curtir os desejos por fama, bens e amizades deste mundo e seus pés são velozes na busca desses prazeres.
         Ó caro amigo, por que não correr urgentemente para a confissão de seus pecados e para invocar o Nome do Senhor agora mesmo?
        

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (3)




Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei; ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5-7).
DESCOBERTA PELO AMADO (continuação)
         Prezado leitor, certamente a teologia moderna desconhece a doutrina da depravação total. Não podemos ignorar aquilo que tanto a Palavra de Deus ensina abundantemente. Em cantares vemos como nosso orgulho é colocado no pó; nossa soberba revela ser nossa ruína e nossa miséria apresentada em palavras destaca nossa ingratidão e ausência de um viver piedoso na prática. Quando desconhecemos quem éramos em Adão, a tendência é fabricar no íntimo um deus adaptado aos nossos costumes religiosos para nosso prejuízo espiritual.
         Mas somos convocados para ouvir a verdade e o povo da verdade ama a verdade e almeja conhecer o brilho do amor de Cristo. É a partir de nossa humilhação que o verdadeiro viver cristão tem início em santidade, vigor, coragem e triunfo num mundo mergulhado no pecado. Como havia dito na meditação anterior, a noiva de Cristo é um mistério para a mente natural, por essa razão o mundo pergunta: “Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu Amado?”. Pobre mundo, seus argumentos revelam sua profunda ignorância! Mostram que habitam na escuridão e que tem como professor alguém perverso e mentiroso! Pobre mundo que se gloria na própria infâmia; que se festeja sua própria ruína e caminha para a destruição total!
         A Palavra de Deus é a comunicação de Deus ao povo remido e comprado com o sangue do Filho. Esses tesouros eternos são desconhecidos dos olhos faiscantes das águias terrenas e desprezados pelos leões e seus filhotes – os filhos deste mundo. Onde achar a verdadeira resposta acerca da noiva de Cristo? Satanás luta com ardor levantando falsos mestres para proclamar inverdades; cresce ultimamente a igreja ecumênica, bem parecida com a verdadeira noiva, mas ela é suja, conspurcada pela impiedade no viver; seu traje difere da igreja verdadeira, justamente porque não é do linho finíssimo, representando assim os atos de justiça dos santos (Apocalipse 19:8).
         Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu Amado?”. Queremos a resposta certa? Estamos aptos para conhecer a verdadeira igreja comprada pelo Rei da Glória? Aqueles que amam a Palavra de Deus não fogem; a verdadeira fé não volta atrás confundida e envergonhada. Quem é a verdadeira igreja? De onde ela veio? O que ela faz aqui num mundo que não lhe pertence? Para onde está indo? Quem é seu Senhor, onde Ele está e como é que Ele lida com ela? Vamos à resposta no próprio texto: “Quem é esta que sobe do deserto...?” Do deserto? O que é que o Espírito de Deus está nos ensinando no texto? Veja amigo leitor a maneira maravilhosa como Deus comunica sua verdade aos nossos corações. No Velho Testamento, quando Deus fala a respeito do Seu povo, sempre traz o povo de Israel à nossa mente, porque Israel era a esposa de Jeová na história do Velho Testamento. Deus tirou aquele povo do Egito, colocou-o no deserto e durante quarenta anos guiou Israel com amor, poder, disciplina e longanimidade.
         É nessa lição que desponta a verdade para toda igreja de Deus a respeito do deserto. O que aprendemos sobre o povo que sobe do deserto? Ora, o mundo é exatamente assim e a igreja foi tirada do mundo. Vamos meditar profundamente em nossa gravíssima situação. Veja amigo, como o deserto é a figura clara do mundo! No Salmo 107:4,5 mostra como era a condição dos remidos do Senhor: “Andaram desgarrados pelo deserto, por caminho ermo; não acharam cidade em que habitassem. Andavam famintos e sedentos; desfalecia-lhes a alma”. Não essa a situação daquele que está perdido no pecado, perambulando aqui e ali à procura de descanso?