segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO (47 de 47) conclusão


Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
         SEGURANÇA ETERNA: “... e eu o ressuscitarei no último dia”.
         Prezado leitor, com regozijo em nossas almas voltemos para o texto. Pela fé podemos mirar as glórias vindouras e respirar um pouco da atmosfera celestial que aguarda os santos. A salvação é mais do que um livramento do mal; é mais do que a remoção da condenação. Cristo Jesus veio ao mundo para conduzir muitos filhos à glória (Hebreus 2:10). Deus, o Pai está entregando pecadores ao Filho, a fim de encher a Nova Jerusalém de homens e mulheres salvos, santificados, gerados pelo Espírito e pela Palavra para serem filhos do Deus vivo.
         Abramos nossas bíblias para 1Coríntios 15, pois ali Paulo completa o ensino a respeito da perfeição de nossos corpos na ressurreição. Já vimos que o corpo corruptível será transformado em corpo que jamais conhecerá envelhecimento; que o atual corpo carregado de ignomínia, será transformado em corpo de glória; que esta miséria de fraqueza que carregamos em nosso viver terreno, será transformada num elemento de inimaginável poder.
         Finalmente, Paulo diz no verso 44: “Semeia-se corpo natural, é ressuscitado corpo espiritual...”. Conheçamos esse último detalhe a respeito de nosso corpo, pois é chamado de corpo natural. O termo traduzido “natural” significa “regido pela alma”. Noutras palavras Paulo afirma que esses nossos corpos com os quais transitamos nesta peregrinação são corpos submetidos à natureza. Nossos corpos atuais são feitos do pó da terra e assemelham aos corpos dos animais, claro, com distinções incomparáveis. Nossos corpos estão subordinados ao sistema desta natureza; dependem daquilo que é sensual, seu habitat localiza-se abaixo do sol e objetiva-se em correr atrás daquilo que passa. O corpo que há de vir sobrepujará em glória este corpo animal, porquanto não será mais mobilizado pela alma, mas sim pelo espírito, porquanto será um corpo espiritual. Enquanto este corpo terreno é feito do pó da terra, o corpo que há de vir será puramente celestial. Enquanto este é derivado de primeiro Adão, o corpo que há de vir terá sua imagem do segundo Adão, daquele que é celestial.
         Caro leitor, há de chegar o momento quando a voz do Senhor ecoará e todos os corpos de todos os santos se erguerão do pó e serão elevados para seu lugar de glória. Aquele que triunfou na cruz proclamará a derrota final e eterna de toda maldade desse império das trevas. Nunca mais o mal se erguerá; toda injustiça será varrida do universo e o reinado dos santos glorificados será conhecido em todo esse universo, proclamando a glória do Filho de Deus.
         E você, caro leitor, pode viver agora à luz dessa ressurreição? Pode agora mostrar em sua vida a luz que brilha no homem interior? Pode agora consagrar esse corpo mortal em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1)? Pode agora viver consagrado ao Senhor, em santidade de vida, agradando ao Senhor em toda maneira de viver? Pode afirmar que caminha a jornada rumo ao lar celestial juntamente com o povo de Deus? Ama a Palavra de Deus e tem prazer em alimentar seu viver com essa provisão celestial?
         Porém, as maravilhas eternas não são apreendidas num coração mundano. O homem natural é daqui mesmo, é deste mundo e considera as notícias celestiais como loucuras! Mesmo conhecendo e entendendo verdades reveladas, elas não fazem parte do seu viver. Caro leitor, Cristo veio ao mundo para buscar e salvar perdidos! Ele toma o homem natural e o transforma num homem espiritual! Ele toma um coração de pedra num coração temente e obediente a Deus! Deus opera em chamar homens e mulheres humilhados! Ele opera Sua salvação em corações arrependidos!
         Concluo aqui as considerações em torno de João 6:44. Que essas meditações sejam usadas para elevar os santos às maravilhas dessa imensa salvação. Que essas verdades sejam usadas para levar pecadores convictos ao conhecimento de Cristo como Salvador e Senhor!

domingo, 30 de outubro de 2011

SERVOS DE DEUS NO MUNDO




“Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó?...” Jó 1:8

                   Quatro vezes neste livro o Senhor chama Jó de “meu servo Jó” e Ele pronuncia isso em confronto com Satanás e com os amigos de Jó. Aquele grande homem rico, sábio, justo, temente a Deus e que se desviava do mal não sabia que estava neste mundo a serviço de Deus. O Seu livro que brilha como parte das Sagradas Letras mostra que Jó foi o instrumento de Deus no tempo de Deus e nos moldes de Deus para cumprir os Santos propósitos do Supremo e Glorioso Senhor. Jó foi como que moído nas aflições. Deus aprouve fazer assim para que fosse extraído dele, por obra da graça a “tinta para a caneta de Deus”, a fim de que o Senhor publicasse agora para todos os santos, através desse impressionante livro, que o Deus da Glória opera com maravilhosa Graça na vida de cada um dos Seus Santos, em cumprimento de Seus propósitos eternos.
                   Precisamos assentar essa verdade preciosa em nossos corações. Somos neste mundo servos de Deus. O próprio Senhor Jesus é chamado em Isaías de “Servo de Jeová”. Por quê? Ele veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai e não se desviou nem sequer um milímetro desse propósito. Do Seu nascimento até à sua morte e ressurreição o humilde Jesus mostrava em Seu viver aquilo que propusera em consagração na eternidade: “...Eis  aqui estou... para fazer, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Hebreus 10:7). Todos os santos de Deus viveram conscientes disso. Observemos a atitude de Maria quando o anjo notificou-lhe a respeito do nascimento do Filho de Deus através dela. Plenamente consciente que aquele anúncio vinha de Deus, sem hesitação ela diz: “...Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra...” (Lucas 1:38).
                   O Grande e Soberano Senhor está cumprindo Seus Santos e eternos propósitos. Toda criação é exímia serva de Jeová. Até mesmo os mais aterrorizantes inimigos não passam de agentes que cumprem Seus planos para Sua Glória e para o bem eterno do Seu povo. Notemos que Satanás não sabia que toda sua fúria derramada contra Jó estava nos planos da Graça. Satanás é como um “lavador de louças” na cozinha de Deus, e ele o faz muito bem. As aflições não passam de ser ele passando “Bombril” e fazendo brilhar a glória da triunfante Graça na vida de cada crente.
                   Amado leitor, tal verdade chega com receptividade em seu coração? É prazeroso para você ouvir que neste mundo é servo do Senhor? Está servindo ao Senhor com alegria? (Salmo 100:2). Milhares vivem a serviço do pecado. Estão consagrados para essa inútil tarefa e para que sejam lançados fora nas trevas exteriores, rejeitados por Deus. Os servos de Deus amam ao Senhor e consagraram suas vidas a Ele. Será ordenado naquele Dia que eles entrem no gozo do Senhor como servos bons e fieis.

Pr. Sena

sábado, 29 de outubro de 2011

DESCOBRINDO NOSSOS PONTOS FRACOS



“Porque assim me ordenou o Senhor pela Sua Palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste”. 1 Reis 13:9

                Aquele profeta enfrentou o perverso Jeroboão e obteve grande vitória alí em Betel, vitória que realmente glorificou o Senhor Jeová e marcou o juízo sobre o rei apóstata bem como sobre todo reino do norte. Mas a curta história daquele profeta traz para nós uma lição muito importante e oportuna. Ele pode enfrentar o astuto e perverso Jeroboão, saindo de Betel plenamente vitorioso, sem saber que o perigo estava à caminho e que armadilha mortal lhe derrubaria fatalmente.
                O profeta mostrou a fraqueza na sua vida quando argumentou com o rei Jeroboão. O rei prometeu-lhe riquezas se ele ficasse ali morando com o rei. Não havia razão para dialogar com o rei, nem explicar-lhe o que Deus mandou que ele fizesse. Era para sair logo que acabou seu serviço em Betel. Mas quando o profeta abriu sua boca e disse para o rei: “Porque assim me ordenou o Senhor pela Sua Palavra...”, imediatamente o profeta revelou certo desdém à ordenança divina. Não há qualquer desculpa para nossas fraquezas, elas são manifestações de atitudes pecaminosas de nossa parte, bem como é rebelião bem disfarçada contra a Palavra revelada.
                Aquele profeta manifestou que seu ponto fraco não passava de ser uma revolta contra a vontade de Deus, quando apareceu o outro profeta. Não foi perante um Jeroboão que ele revelou seu rebelde coração, mas sim perante alguém que parecia ser de Deus, mas não era. Ele ignorou a seriedade daquilo que lhe fora ordenado que fosse feito. A palavra de Deus para aquele profeta não era algo a ser levado a serio assim. A arapuca de Jeroboão não lhe pegou, mas sim uma bem feita por um falso profeta.
                Amado leitor, podemos estar certos que nosso descontentamento, amargura, revolta e outras atitudes semelhantes, quando permanecem debaixo do teto de nosso viver, revelam que estamos em rebelião encoberta contra Deus e contra Sua Palavra. Quando pensamos que satanás foi derrotado como foi Jeroboão pelo profeta, eis que o diabo chega a nossa frente, bem disfarçado de um deus, ou de um anjo de luz e nos pega em nosso ponto fraco para nos derrubar. Se não cairmos diante de um pecado grosseiro, seremos presas fáceis diante daquilo que aparece tão lisonjeador e tão divino que parece ser de Deus.
                A passagem de 1 Reis 13 mostra claramente que Deus não muda. Sua Palavra é imutável. O profeta que parecia ter alcançado grande vitória, foi derrotado em sua leviandade contra aquilo que lhe fora revelado tão claramente. Não brinquemos com a Palavra de Deus como estamos vendo acontecer nos meios chamados evangélicos hoje. A nossa derrubada poderá ser fatal em nosso viver.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO (46) comparando imperfeição com perfeição



Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
         SEGURANÇA ETERNA: “... e eu o ressuscitarei no último dia”.
         Prezado amigo estou chegando ao fim de meus comentários em torno desse tão maravilhoso verso da Palavra inspirada. Todo meu labor tem em vista mostrar aos meus leitores o quanto a salvação bíblica é totalmente de Deus e é grandiosa, perfeita, eterna e suficiente. Nossa alegria está na obra triunfante da cruz; nossa vida teve início lá e de lá daremos um salto rumo à eternidade de glória.
         Voltemos para 1Coríntios 15. Ali o Espírito de Deus nos mostra um pouco do cenário de eterna glória que aguarda os santos. Para isso Paulo compara os nossos corpos atuais com os corpos eternos. Já vimos que o estado deles agora é de corrupção, mas serão transformados em corpos incorruptíveis. Também vimos que agora são corpos de desonra, mas a ressurreição despontará corpos de glória. Como gostaria de fazer brilhar ainda mais a refulgente glória desse ensino! Mas eu me vejo tão incapaz de ter uma linguagem de ouro que possa publicar as excelências da ressurreição com suas refulgentes glórias!
         Devo prosseguir com os dois detalhes a mais a respeito de nossos corpos. Eles são corpos fracos e naturais: “...Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual” (1Coríntios 15:43,44). Já pude expor acerca dessas condições nas quais nossos corpos estão entregues devido ao pecado. Mas a comparação prossegue, porquanto a ressurreição anulará os efeitos mortais do pecado de uma vez por todas. A ressurreição limpará dos olhos toda lágrima; anulará toda dor, todo luto, toda tristeza e angústia.
         O nosso corpo agora é um corpo fraco. Na morte semeia-se em fraqueza para ressuscitar em poder. O termo traduzido “poder” no texto é a palavra de onde vem nosso vocábulo “dinamite”. Eu creio que nossa linguagem tão pobre é incapaz de descrever o que será o poderoso corpo que os santos terão. Será um corpo que não mais necessitará de descanso, dos nutrientes necessários obtidos na alimentação. Não será mais vulnerável às enfermidades; não terá mais as limitações terrenas, susceptível à lei da gravidade, nem tampouco às distâncias.
         Temos uma idéia dessa verdade quando lemos a respeito do corpo do Senhor Jesus após Sua ressurreição. O poder do seu corpo é visto na maneira como Ele entra na casa fechada onde estavam Seus discípulos, sem que precisasse abrir a porta (João 20:19). Também como ele podia aparecer e desaparecer imediatamente, e quando seu corpo pode vencer a lei gravitacional ao subir ao céu, a fim de assentar-se ao lado do Pai (Atos 1).
         Caro leitor, quanta euforia hoje em torno desse corpo mortal, tão fraco! Todos os milagres físicos realizados pelo nosso Senhor e pelos Seus apóstolos tinham como objetivo mostrar aos homens, que após a ressurreição virá algo eterno e infinitamente melhor. Os crentes agora sofrem e sofrerão habitando temporariamente em seus frágeis e cansados corpos. Mas um dia virá quando:             “Findarão as agruras da vida, quando a névoa do mal passar
                                       Há de a noite fugir, ante o brilho luzir. Quando o dia eternal raiar!”
         Caro leitor, você é um daqueles que seguem a rota dos verdadeiros santos de Deus? Sente de perto as tremendas fraquezas e canseiras dos mortais? Prossiga caro irmão, porque a cada passo está mais perto do eterno lar! A jornada será triunfante, porque nenhuma das ovelhas há de perder-se pelo caminho. Todas chegarão inteiras!
         Mas, quão triste fim terá aqueles que agora buscam no pecado as recompensas transitórias! Os mesmos corpos que gritam por paixões brotam os terríveis princípios da morte, porque: “...o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23, aqui e na eternidade!